Nova notícia de Tekoha Laranjeira Ñanderu

Informativo da Aty Guasu Guarani e Kaiowá contra genocídio

Hoje (segunda-feira) 04.03.2013, a liderança do Tekoha Laranjeira Ñanderu,  município de Rio Brilhante-MS, voltou relatar ao conselho da Aty Guasu que a noite toda, vários homens das fazendas se juntaram bem perto do acampamento indígena de tekoha Laranjeira Ñanderu e começaram a beber, fumar e a ameaçar a comunidade Guarani-Kaiowá. “Eles ameaçaram a queimar a casa de reza sagrada OY NGUSU grande”. Diante dessa ameaça de incendiar a nossa casa de reza OU NGUSU, as comunidades decidimos ficarem em frente da casa de reza, protegendo a casa grande”.

Segundo o líder, “hoje à noite ninguém dormiu aqui”, “ficamos noite inteira protegendo a casa grande e as crianças também” narrou a liderança Guarani-kaiowá. “Vários homens karai passaram perto daqui bebendo e ameaçando nós. Na madrugada vieram caminhonetes das fazendas, e levaram os homens daqui”. Avisaram que “vão retornar a queimar a casa grande e matar os índios”. Um dos grupos de homens das fazendas avisou gritando “vamos voltar a queimar todos vocês índios-bugres”. “Diante disso, hoje, as comunidades Guarani-Kaiowá permanecem assustadas, entram em desespero com as crianças se encontram na tekoha Laranjeira Ñanderu. Eles podem voltar sim”, disse a liderança Guarani-Kaiowá preocupada.

Além disso, hoje, por volta da 9h00min, um indígena de Laranjeira Ñanderu foi pego e assaltado na entrada da cidade de Rio Brilhantes-MS. “Os homens karai o pegaram levaram o dinheiro dele e destruíram a mercadoria que estava trazendo para o acampamento Laranjeira Ñanderu”. Contou desesperada a mãe da vítima.

O líder falou que já comunicou a FUNAI, mas até meio dia de hoje 04/03/2013 nenhuma autoridade chegou ao tekoha Laranjeira Ñanderu para fazer levantamento do acontecido. “Estamos aguardando autoridades federais aqui.”

Frente às violências anunciadas contra as vidas das comunidades Guarani-Kaiowá de tekoha Laranjeira Ñanderu pelo grupo de homens karai, vimos solicitar às autoridades federais uma investigação do fato acontecido na tekoha Laranjeira Ñanderu.

Atenciosamente,

Tekoha Guasu Laranjeira Ñanderu, 04 de março de 2013
Conselho da Aty Guasu

Compartilhada por GleiceOliveira Guarani-Kaiowá.

Comments (1)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.