“Quando o Crato voltou a ser senzala”

Por Raquel Arraes

No dia 06 de fevereiro de 2013, às 15h, na Rua Bárbara de Alencar, centro comercial do Crato, Francisco do Nascimento foi amarrado a um poste e assim permaneceu durante duas horas. O motivo: em surto, teria quebrado vidraças de lojas.

Francisco do Nascimento, morador do bairro São Miguel possui histórico de outros atentados, como pôr fogo no carro de um vizinho. Ele também possui diversas entradas no Hospital Psiquiátrico Santa Tereza. Segundo a sobrinha, a família não sabe mais o que fazer com Francisco do Nascimento: no hospital não há vagas e ele se torna cada vez mais violento.

Durante as duas horas em que ficou amarrado, algumas pessoas tentaram libertá-lo, ato que foi violentamente rechassado [sic] pelos dois homens que o  prenderam. No mais, a multidão, estonteada, admirava estupidamente o espetáculo do homem que gritava, rugia e pedia por socorro. Diversas autoridades estiveram no local, a exemplo de soldados do Ronda, que observando impávidos, deixaram Francisco na mesma situação com a alegação de que não transportavam doido.

Mas há um outro histórico que pesa sobre Francisco do Nascimento: nasceu negro e pobre. E pior: necessita de acompanhamento psiquiátrico. Dessa forma, por ser negro, pobre e louco, Francisco Nascimento pôde ser amarrado, exposto a ridicularização pública e violentado em sua dignidade humana , tal qual seus ancestrais.

De minha parte, só não podia acreditar que, após tantos séculos, ainda iria presenciar um negro sendo imolado em praça pública.

Viva o Crato! Viva o Brasil!

http://cascadebanana.tumblr.com/post/43695094981/quando-o-crato-voltou-a-ser-senzala

Enviada por Diego Cesar para Combate ao Racismo Ambiental.

Às pessoas interessadas em refletir mais sobre essas questões sugerimos a leitura do excelente texto Exilados da cidadania, acessível clicando no título. TP.

Comments (49)

  1. Racismo-Preconceito de raça, cor, religião, etnia ou procedência nacional CF 1988 – Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos. Art. 5º da CF. XLII – a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito a pena de reclusão, nos termos da lei; LEI Nº 7.716 de 5 de janeiro de 1989 – Define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor. DECRETO Nº 1.171 de 22 de junho de 1994 – Aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. Dos Principais Deveres do Servidor Público. LEI AFONSO ARINOS lei nº 1.390 DE 3 DE JULHO DE 1951-Inclui, entre as contravenções penais, a pratica de atos resultantes de preconceito de raça, cor.(REVOGADA pela LEI Nº 7.437,de 20 de dezembro de 1985) LEI CAÓ -Lei Nº 7.437, de 20 de dezembro de 1985 – Inclui, entre as contravenções penais, a prática de atos resultantes de preconceito de raça, de cor, de sexo ou de estado civil, dando nova redação à Lei nº 1.390, de 3 de julho de 1951. Portanto, cabe as autoridades averiguarem os fatos e as responsabilidades pelo ocorrido.

  2. Ao meu ver o caso é muito mais grave e abordado apenas por algumas pessoas que comentaram antes. Disfarçado por uma articulação supostamente bem intecionada, o movimento antimanicomio, o Poder Público criou um grande problema social com os portadores de transtornos mentais e suas respectivas famílias e sequer construiu alternativas.
    Um exemplo prático foi o drama de uma colega de trabalho que tentava ajudar uma vizinha com um parente em colapso. Ligou-se para tudo, desde o Samu até a Polícia e todos diziam que não era de suas competências. Enquanto isso, o transtornado psíquico, auto-isolado num quarto, gritava e urrava e quem estava fora esperava uma tragédia.
    Sei que em casos de crise há socorro nos hospitais, mas que ainda assim são poucos! Além disso, quem vai levar o transtornado ao hospital? Quem vai invadir um ecinto e arrastar uma pessoa dessas, com todos os riscos que isso representa para o doente e para quem deseja ajudar? Não é que alguém se omita, nem mesmo a Polícia como foi dito! É que não se criou uma estrutura para o resgate e encaminhamento ao hospital. E, pior, não existe alternativa posterior à estabilização do doente, mesmo sendo notório que em alguns casos há risco em manter tais pacientes em casa.
    No mais, esse caso não tem absolutamente nada a ver com racismo! A menos que alguém queira me convencer que tratariam o sujeito de outra forma caso ele tivesse pele clara! Para os prejudicados foi até uma solução melhor do que espancamento, ainda mais injustificável, mas ainda assim possível de ocorrer em casos semelhantes.
    A pergunta que fica é o que foi feito do doente após a cena impactante?

  3. A cena é realmente dantesca,e o racismo citado,não o percebo, descaso do governo sim, isso sim é absurdo!! Me parece ter sido um acaso o cidadão ser negro, ele não foi preso ao poste por ser negro, e sim por estar agressivo e os comerciantes não tiveram outra forma de detê-lo, mas aí, dizer que é racismo por ser negro e pobre… Desculpa mas um tanto quanto exagerado, eu vi por muitas vezes um rapaz branco e rico na minha cidade, que quando em surto, ninguém o segurava, e era mais ou menos isso que se fazia, até conseguirem medicá-lo, nesta cena chocante, apenas vejo descaso de um governo eleito pelo povo, um cidadão doente sendo observado por um bando de curiosos,que não percebo estarem tomando alguma atitude pra ajudá-lo, nem se quer param pra pensar na hora de votarem nas eleições, lamentável este povo insano pagar pela burrice dos “normais”…

  4. Concordo que as autoridades deveriam fazer algo sim, mas não acho errado a atitude de não deixarem populares soltarem uma pessoa em surto! A imagem pode ser forte, o fato dele ser negro junto com o titulo do texto nos leva a ficar sensibilizados, mas a verdade é que se soltassem ele ninguém saberia o que ele seria capaz de fazer.
    Duvido que ao ser solto, ele agarasse alguém e leva-se a obito, este texto existisse.
    Este cidadão merece o devido respeito e cuidado, mas parece viver numa realidade não compartilhada e possui histórico de agressividade, sendo assim deve ficar isolado da sociedade.

  5. Que baboseira, ridiculo querer falar que isso foi feito por ele ser negro. Essa paranóia ja passou dos limites. O sujeito tem problemas mentais e ninguém deu um tratamento devido. Não está numa clinica, a policia não prendeu.
    Já passou da hora das pessoas pararem de ver racismo em tudo, e principalmente usar isso para ganhar beneficios junto a sociedade.
    Quer dizer então que um criminoso negro não pode ser preso pois é negro, e não podemos acorrenta-lo, pq isso estaria remetendo a uma senzala?
    Por favor, dê noticias, mas sem esse tipo de conotação, pois é simplesmente ridicula e inválida.

  6. É necessário que a sociedade se mobilize para cobrar do governo, urgentemente, que medidas sejam tomadas em relação às famílias pobres que tem um deficiente mental em casa. O governo fechou todos os hospitais psiquiátricos, desde o final da década de 80, dizendo que todos os deficientes deveriam ser tratados pela família.. com isso, se perceberem, a maioria dos que estão nas ruas, consumindo drogas ou vivendo em péssimas condições, são na verdade, deficientes mentais que a família não pôde mais cuidar, não sabia mais o que fazer.. Só quem tem alguém assim na família pode entender. Quem é rico, paga enfermeiros 24 horas, interna em clínicas de ponta, e o problema fica mascarado para quem não tem dinheiro. O tratamento dado no CAPES é um horror, se limita a dar remédios que dopam, psicólogos e psiquiatras só tem a função de dar receitas, nada mais!
    Há famílias com mais de um doente vivendo em péssimas condições, e há os pais que envelhecem sem poder mais dar conta dos filhos deficientes. No Pronto Socorro Tide Setúbal, em São Miguel Paulista, há um deficiente físico e mental internado há anos, visto que os pais envelheceram, pediram ajuda ao Estado e o juiz concedeu, sem ter onde colocá-lo, o Estado o internou em um pronto socorro juntamente com outros doentes e como ele grita, os próprios pacientes já quebraram-lhe suas pernas. Jogam ali a comida na mesa, e ele fica o dia todo sem comer porque não pode se locomover.
    O sistema social para pacientes mentais é nulo, não existe. É um caso a ser discutido por toda a sociedade. Está errado ele ficar amarrado, mas sabemos que a alternativa foi esta.. Uma pessoa em surto psicótico, mil homens não conseguem detê-la… Tenho uma irmã assim, que convivem com meus pais idosos. É muito difícil mesmo!

  7. Ele foi amarrado por ser louco e não por ser negro… a discussão principal aqui gira em torno do preconceito racial… a maioria parece concordar que foi um absurdo ele ter sido amarrado dessa firma… para mim, o pior foi a omissão dos policiais… esses sim cometeram talvez um crime maior pois o dever deles é zelar pela ordem… os policiais devem ser identificados e punidos… o rapaz amarrado poderia ter sido levado à delegacia, pois praticou crime de dano… mas voltemos ao tema principal… os poucos que deliraram e apontaram racismo no fato de o rapaz ter sido amarrado falaram, falaram, falaram e nada disseram… não há coerência em falar em racismo… é difícil defender o indefensável… não há um elemento sequer que aponte para o racismo… isso foi uma conclusão individual e infeliz de quem escreveu o texto….tanto é assim que a própria leitura do texto causa estranheza, pois elr vem numa toada e de repente de forma abrupta aquela conclusão exdrúxula nos surpreende… isso é mania de perseguição! É querer enxergar preconceito onde não há! Será que se o homem fosse branco a blogueira teria concluído que a população de Crato, de maioria negra ou parda amarrou um branco num ato de preconceito??? Seria coerente com esse discurso paranóico, mas seria igualmente leviano e absurdo, não? Gostaria de levantar um desafio… Das pessoas que acreditam que realmente houve preconceito racial no ato de amarrar esse homem, quantas são negras??? Não duvido que descubramos que a resposta seja 100%… Maldita mania de perseguição… não se nega que há muito preconceito por aí, mas querer enxergar ele em qualquer ato contra um negro é paranóia e às vezes má-fé….

  8. Venho aqui tb deixar minha INSATISFAÇÃO após ver este descaso social, temos q gritar perante tal crueldade ou falta de capacidade e/ou despreparo por pessoas e autoridades envolvidas nesse crime.
    Não importa se a pessoa preza é demente ou está sobre efeitos de drogas, ele é um ser humano e, pelo q li da agressão do individuo ñ causou danos aos transeuntes q passavam e os trabalhadores dos estabelecimentos e, sim danos materiais.
    Para aqueles q comentaram para a relatora, se a situação fosse com ela, talvez teria feito o mesmo,,, ñ podemos fazer vistas grossas ao crime hediondo.
    Para os ñ pensantes do passado, os esquecidos, q ñ guardam lembranças de uma situação ñ tão remota, no séc. XIX a ESCRAVIZAÇÃO DOS NEGROS, é e foi idêntica a 2ª GERRA MUNDIAL, ocasionada no séc. XX, pois tb as torturas eram relacionadas as dores físicas dos seres humanos com fins de subjugá-los às razões para o sistema sociedade da época.
    Atualmente no Brasil nem se fala dos parâmetros em avaliações comparando-se com a DITADURA, haja vista q na Escravidão pouco se tinham de documentos descrevendo as impunidades como as da Ditadura, mas o Holocausto foi pior q na DITADURA.
    Voltando ao assunto de amarrar aquele senhor negro num poste subjugando-o em punição os direitos humanos tem q ser executado em toda prova, isso tem q ser divulgado e apurado pelos representantes da lei e acompanhado pela OAB.
    Deixo aqui citado tb q antes de escrevermos banalidades para o blog, acima de tudo TEMOS QUE REVER NOSSOS CONCEITOS DE UM SITEMA SOCIAL, JÁ FALIDO, pois é fácil abrirmos a mente ou a boca e nos expressar sem avaliação geral,,, foi dito por alguns q é descaso dos governantes, então cobremos deles, para isso serve os advogados, mas cadê eles

  9. Talvez, não fosse racismo se estivéssemos em outro país, se não tivéssemos a história de escravidão que tivemos, se não nos comovêssemos visceralmente com as mortes em Santa Maria e tão pouco ou quase nada com os assassinatos de crianças negras nas favelas, ou com o enorme número de suicídio de jovens negros no país. SE não tivéssemos a imagem do homem e da mulher preta associados à pobreza, miséria, marginalidade, a subalternidade. ESte fato acontece ao mesmo tempo em que a Ypióca lança sua marca comemorativa de 150 anos, com a foto de escravos negros em um engenho de açúcar. As imagens, signos, lembranças da escravidão estão vivos. E em muitos casos vem como um reforço negativo para os negros. Caros, como negra, que sofre ainda com as relações sociais desenvolvidas neste país a partir da Casa Grande e Senzala ver a imagem deste homem negro amarrado a um tronco, exposto na rua por duas horas tem um significado imensamente maior do que falência da saúde, da segurança ou até mesmo da propriedade privada. Espero que pelo menos todos os negros e negras do Cariri sintam esta dor, e que esta dor seja convertida em ações para que num futuro não precisemos de cotas.

  10. esse tal de Racismo ambiental ta de palhaçada em associar isso a racismo, sensacionalismo barato, ta sem o que pazer arruma uma trouxa de roupa pra lavar no lugar de ta falando merda!!!!!!!!!

  11. Infelizmente esse não é um caso isolado. A prática de acorrentar, amarrar, enfim, prender e expor acometidos por transtornos mentais é muito comum, frequente, e repete-se em cada recanto pelo interior do país. Decorrência direta das práticas de tratamento de loucura mais antigas.

  12. Todo camburão tem um pouco de navio negreiro… Parabéns pela matéria, a despeito do tema e da cena lamentáveis…

  13. Pra mim isso não tem nada haver com cor… mas sim com a falta de de tato… se uma pessoa queimou ou destruiu uma propriedade alheia, podia ser lilás que só não foi linchado por que as pessoas viram que era maluco…

  14. Trata-se de alguém com um transtorno mental e que necessita de cuidados. As pessoas, em geral, tem medo da loucura, preconceito e partem para atitudes de exclusão, infelizmente. Difícil julgar não estando no contexto…Onde está a família? Trata-se de algum morador de rua? Será que já fez algum acompanhamento em serviços como CAPS? O que o seu município oferece como opções de tratamento e acolhimento para suas demandas? Como essa pessoa chegou a este estado? Me passam muitas perguntas, mas cenas como esta retratam bem que o preconceito com o que ditamos como “anormal” ainda persiste. Muitas vezes, com paciência, respeito e afeto se poderia “resolver” essa situação, onde não se sabe quem está mais assustado, a pessoa em surto, ou a “platéia” atônita com a desrazão… Sempre é bom lembrar que “de perto ninguém é normal”…e cada um, na sua diferença singular, tem algo a ensinar e todos a aprender…

  15. Comentários não identificados com nome e e-mail não são publicados. Também não são publicados comentários que incitem ap racismo.

  16. Numa sociedade que tenta de todas as formas invisibilizar situações de injustiça, seja contra negros, índios, mulheres, pobres, miseráveis, doentes (especialmente os mentais), é de estranhar a tentativa de afirmar qualquer situação como racismo.
    Gente, é isso que estou sentindo nas reações de vocês que comentaram. Não há como negar a injustiça que se comete contra os que precisam de serviços públicos de saúde, de moradia, de território para viver sua cultura, seu modo de vida tradicional, sua feminilidade ou sua sexualidade, fora dos padrões dos sistemas produtivos e ideológicos dominantes. Os loucos, as mulheres, os homossexuais, os que cultivam valores como criticidade e modos de vidas alternativos, causam estranheza e atitudes preconceituosas e discriminatórias mais ou menos veladas, mais ou menos explícitas, sobretudo nos setores sociais mais estreitamente ligados à ordem, a uma moral conservadora e ao machismo. Por fim, resta dizer que o racismo brasileiro é estrutural. Está na espinha dorsal da nossa realidade. Basta lembrar os mais de 300 anos em que nossa economia explorou a mão de obra escrava negra. Não se faz isso, sem, ao mesmo tempo, construir argumentações ideológicas veiculadas nas diversas instituições educacionais, sociais e políticas, para apresentar como natural e justo a escravidão. Mas qual a face do racismo hoje? Quanto ainda há de racismo na realidade brasileira? Acho que é isso que devemos nos perguntar. Quando se comparam as condições de vida dos negros com os brancos, o que encontramos? Qual a cor dos que estão presos? Qual a cor dos que possuem baixa escolaridade? Qual a cor dos grupos étnicos vulnerabilizados? Qual a cor das periferias? Qual a cor dos jovens que morrem de forma violenta?

  17. É INACREDITÁVEL E ABOMINÁVEL A CENA DANTESCA QUE VEMOS E A DESCRIÇÃO DOS FATOS NOS LEVA A PENSAR QUE A VOLTA DO CHICOTE E DA CHIBATA NUNCA DEIXOU DE EXISTIR.SEMPRE ESTAMOS A LAMENTAR TAIS FATOS QUE NOS DEIXARAM CHOCADOS PRINCIPALMENTE QUANDO SE TRATA DOS NOSSOS IRMÃOS PRETOS, POBRES E AGORA O CASO DE UM DESASSISTIDO DA SAÚDE.É VERGONHOSO PARA TODOS OS BRASILEIROS. E O QUE NOS DIZEM OS MORADORES DO CRATO, PRINCIPALMENTE OS QUE ESTAVAM PRESENTES NA CENA? NENHUMA INDIGNAÇÃO? EITA BRASIL DISCRIMINADOR E INJUSTO COM A POPULAÇÃO MAIS POBRE.

  18. Sensacionalismo puro… dizer que ele foi amarrado soh pq era negro eh muito desespero pra conseguir view… uma pessoa surtada numa via movimentada como a que se ve na foto, obviamente que ele precisava ser contido, que outro jeito voce esperava que a populacao reagisse? Pela propria foto vê-se que ele nao foi agredido (nao ha sangue, e ele estah de peh), voce preferia ele gritando e contido ou calado e quebrando a rua? Lembre-se que ninguem consegue quebrar uma vitrine com as maos, com certeza ele estava munido de um pedaco de pau ou pedra. Racismo pra mim eh tentar usar uma imagem como simbolo pra atrair leitores, quando a primeira coisa que a autora enxergou foi um negro e nao um doente. O racismo estah em voce Raquel Arraes.

  19. A matéria diz que algumas pessoas tentaram soltar o homem e a maioria “admirava” a cena terrível. Sabemos de barbaridades que todos os dias acontecem em nosso país e a sociedade parece tão doente quanto os verdadeiros acometidos de alguma patologia e encaram com banalidade os fatos. Prender um homem em praça pública, um homem em sofrimento por seus problemas de saúde é terrível. E pior é que tantos poderiam ter tomados as atitudes coerentes com a situação e nada fizeram. Volto a lembrar um querido professor de Ética que em nossas conversas sempre alertava para a perda da essência das pessoas. O ser humano perde a sua condição. Ser GENTE é um aprendizado.

  20. ISTO É BRASIL, O PAÍS DE TODOS OS EXCLUIDOS. PARABENS ÁS AUTORIDADES QUE SE ORGULHAM PORQUE ESTE PAÍS É A SEXTA MAIOR ECONOMIA DO MUNDO. QUE PAÍS É ESTE?

  21. isso nao tem nada haver com ele ser negro ou branco ou qualquer outra coisa mas o fato dele estar fora de controle….nem tudo que acontece com negros e por conta de sua cor, mas sim por suas atitudes…

  22. Sou da cidade vizinha de Juazeiro do Norte. Entendo todos os problemas citados aqui, pois tenhos historico de loucura na minha família, inclusive terminando em homicídio. Deixar pessoas a merce de um ataque deste senhor seria uma absurdo, porém deixa-lo amarrado por 02 horas sofrendo toda sorte de constrangimento é extremamente revoltante. Um fato que não chegou a ser veiculado pela mídia local e que a blogueira tá de parabéns por tê-lo denunciado. Quanto ao atendimento aos que tem problemas mental na região é simplismente falido, existem alguns capes e apenas um hospital de internação com leitos reduzidos. Não existe preoucapação nenhum do governos municiapis e estadual com a saúde mental dos caririenses. Em relação a ele ser negro, a maioria dos doentes mentais que perambulam pelas ruas de Crato e Juazeiro são negros e negras, mais um triste “coincidencia”. Lamentável, também, é que este fato naõ suscite um mobilização local em prol do atendimento dos doentes mentais e logo logo seja empurado para o esquecimento.

  23. Não, não e não! É errado amarrar uma pessoa assim… Do mesmo modo é errado achar que ela foi amarrada por ter nascido negra e pobre… Se um branco fizesse a mesma coisa,aliás, se ele fosse branco, os imbecis que o amarraram teriam feito o mesmo… Eu não suporto essa idéia de querer ver preconceito em tudo… Infeliz a pessoa que associou a idéia do rapaz amarrado a um escravo no tronco…. Muito infeliz! Eu vi um homem amarrado, os imbecis que adoram enxergar preconceito em tudo viram um escravo…

  24. eu li esse ””artigo”’ imaginando a voz do Datena na minha cabeça.
    1- Essa situação só seria racismo se tivessem amarrado ele antes dele ter quebrado qualquer coisa.

    2-Pra quem está chocado com a atitude de amarrarem..então o que você sugeririam? Alguém falou ‘imobilizar’..criatura..o cara passou DUAS HORAS amarrados e nem a policia deu as caras, quem é o capitão Nascimento que ia ficar imobilizando ele por DUAS HORAS?

    3- Se ele fosse ruivo dos olhos azuis você realmente acha que alguém ia levar ele pra tomar sorvete nessa situação? Sério mesmo? Sério mesmo mesmo??
    E mesmo que se o cara fosse ruivo e tivesse sido amarrado, ai isso tornaria tudo legítimo?
    ‘Ah , é ruivo..pode amarrar de boa!”

    O que te choca não é o ser humano amarrado, e sim o fato dele ser negro?

    Então não é camarada amarrado ao poste que tem problemas mentais… esse ‘compadecimento

    Não existe nada de racismo nessa situação e esse artigo é super sensacionalista, só me dei ao trabalho

  25. Isso não tem nada haver com racismo, isso é o descaso que o sistema tem com os cidadãos portadores de qualquer tipo de deficiência seja ela mental ou física, ele foi amarrado por sua condição mental e não por sua cor, o que temos que ressaltar nesse caso foi o descaso que os policiais trataram o ocorrido, temos que melhorar e muito nossa politica publica para que fatos como este não voltem a ocorrer.

  26. Rá rá rá! Vcs comunistazinhos estúpidos, com as mesmas ideias estúpidas de sempre: falta de amparo do estado. etc etc.
    Agora o certo seria mesmo deixar um demente destruir lojas e causar prejuízos e queimar carros apenas por ser negro e pobre? Que ideia ridícula essa de vcs. Cadê a familia? Cadê o histórico dele? Se fosse um branco poderia ser amarrado? Então quer dizer que um terrorista que está pondo em risco a sociedade e o bem estar da “coletividade” não pode ser preso só pelo fato de ser negro e pobre? Ra ra ra…. Bando de inúteis. Acho melhor vcs estudarem mais. Principalmente Direito e História. Medíocres.

  27. Concordo do Marco Veloso Says. Também sou negro e não vejo como racismo, já lidei de perto com pessoas portadoras de problemas psiquiátricos e sei o quanto é grande o descaso com eles no nosso país. Alguns realmente colocam a vida dos outros e a própria vida em risco. A sobrinha de Francisco deu o panorama exato da situação, ausencia do estado e família sem saber o que fazer. A cena é chocante pelo no passado escravista, mas dificilmente alguém agiria de forma diferente dessa.

  28. Minha querida Raquel Arraes, você colocou um texto muito bonito, mais está vendo o movimento completamente de fora, pois se coloque no lugar das pessoas que tiveram seus bens danificados, acho eu, acho não, tenho certeza que você, Raquel Arraes, NÃO estaria com esse discurso de racismo e de direitos HUMANOS , e também concordo com Marco Veloso, não vejo nada de racismo a não ser pelo seu próprio comentário pelo fato do rapaz ser negro, se fosse um branco, pelo meu ver, você não faria nenhum comentário… e outra coisa pra você q não sabe Raquel, a polícia não tem a obrigação nem condições de transportar uma pessoa com necessidades especias, que por suas vez a palavra que você usou “louco” já é um preconceito seu… bem não vou mais comentar nada, só acho que se aconteceu esse fato é porque teve algo de errado!

  29. É querer forçar muito a situação para dizer que foi pq é negro. Foi pq é um doente mental que estava colocando em risco à saúde dos outros. E se ele tivesse machucado uma criança? Tudo bem pq é doente? Claro que não teria culpa, o infeliz não tem controle dos atos, mas nem por isso é que todo mundo vai se sujeitar a correr risco pq, afinal, o preto pobre pode fazer o que quiser, senão é preconceito.

  30. Amarrado durante 2 horas? Pq n o imobilizaram? aprimeira ideia é amarrar num poste e deixar lá? caralho, EU numa situação dessa, não agiria assim, na real. Sou estudante de enfermagem já ví muito disso. é sim chocante! e não é d hj q transferimos a culpa da merda q fazemos para o governo (n q ele n tenha culpa, maaas…)

  31. Não vejo como racismo ! poderia ser qualquer um ! foi amarrado por oferecer risco a vida e ao patrimônio de outros . Embora não seja o correto manter ninguém amarrado ! mas daí a julgar como o ato de racismo ??? menos…

  32. Oi, Petrus! Só para lembrar que não foi o blog que publicou a matéria inicialmente ou escolheu seu título. E nela está escrito claramente: “Mas há um outro histórico que pesa sobre Francisco do Nascimento: nasceu negro e pobre”. Concordamos ambos, acho, que se ele fosse branco e rico com certeza não estaria naquela situação! No mais, fosse ele branco, amarelo ou azul, estaríamos igualmente denunciando essa situação desumana. Tania.

  33. Não acho que isso foi por causa de racismo… foi o unico modo que fizeram para ele não machucar e não ser machucado por ninguem.

  34. O blog é extremamente exagerado quanto a análise do caso. Não tem nada a ver com o fato dele ser negro, talvez tenha com o fato de ser pobre: sendo rico, não estaria solto nas ruas. Como psicólogo, não defendo de forma alguma que homens sejam amarrados em postes de forma vexatória, mas temos que saber que a população também tem medo e não sabe o que fazer nesses casos – e não sei dizer se o Crato tem estrutura para abrigar pacientes psiquiátricos.

  35. Gente, o Estado lavou as mãos! Os pacientes psiquiátricos não tem mais direito a tratamento! Vocês podem imaginar o desespero de uma família pobre, negra ou branca, que não sabe mais o que fazer com seu parente violento? Não tem pra quem apelar!! Não critiquem a família! Critiquem o Estado que não oferece tratamento adequado a esses pacientes! Faz pouco tempo que aqui perto um paciente esquizofrênico abandonado pelo governo que o despejou da clínica onde vivia, matou e esquartejou a irmã que ele enxergou como um monstro! Só sabe da desgraça que é ter um familiar com problemas neurológicos ou psiquiátricos, quem tem um! Aos outros fica o leve papel de criticar. Cobrem e critiquem o a saúde pública, o governo que encontra verba altíssimas para patrocinar shows e jatinhos mas não trata sua população com dignidade e humanidade!! Da família, tenham pena. Eles precisam é de ajuda!

  36. Leva ele pra cuidar na sua casa! Infelizmente ele ficou amarrado e não por ser negro ou por ser pobre! É chocante, é errado, mas naquele momento ele poderia ferir alguém ou prejudicar mais pessoas ainda. a Culpa com certeza é do governo e não do fato dele ser negro ou pobre!

    Muito bonitinho dizer que está comovido, quero ver neguinho (sem racismo, é só força de expressão) sair do blog e acolher em casa o coitado do deficiente…

  37. O maior problema é pq ele é desamparado, pelo estado e, principalmente, pela família. Nas mesmas condições e branco, ira ser amarrado do mesmo jeito. Não vejo racismo.

  38. E vamos dar as boas vindas à volta do tronco! Parabéns para tod@s @s responsáveis por esta cena dantesca e lastimável, nos “presenteando” com a volta da chibata, açoitando desta vez a dignidade humana. Absurdo completo!

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.