Reunião aborda projeto de extensão Sotaques do Recôncavo na UFRB

O projeto de extensão “Sotaques do Recôncavo” da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi apresentado durante reunião na cidade de Santo Amaro, na última sexta-feira, 15 de fevereiro. Membros da reitoria, da prefeitura e da comunidade local falaram sobre o projeto que busca trabalhar a arte e a educação nos campi da UFRB.

Em fase de construção, o “Sotaques do Recôncavo” surge como um projeto acadêmico, cultural e artístico. Nele, além da programação específica, será englobado o projeto de Formação e Qualificação em Música e Educação, que levará seminários, curso, oficinas e palestras musicais para as cidades de Santo Amaro, Amargosa, Cachoeira, Cruz das Almas e Santo Antônio de Jesus. História das culturas Afro-Brasileiras e da música do Recôncavo serão os temas centrais destas exposições, cujo desenvolvimento contará ainda com o olhar de artistas influentes.

“O projeto contribui para o entendimento do Recôncavo a partir das culturas afro-brasileiros, por meio do trabalho de artistas como o compositor Mateus Aleluia e por meio do samba Chula, protagonizado pelo artista e compositor de Santo Amaro, Roberto Mendes”, aponta a Pró-Reitora de Extensão, Ana Rita Santiago. Neste primeiro ano, segundo o planejamento do projeto, serão dois shows, um curso de extensão, dez oficinas e dois seminários.

Entre os seminários, um leva o título do projeto de extensão, “Sotaques do Recôncavo” e tem como tema a Chula, presente apenas no Recôncavo baiano e no norte de Portugal, e declarada obra-prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade em 25 de novembro de 2005. A mediação deste seminário ficará a cargo de Roberto Mendes, artista com mais de 30 anos de carreira e cujas composições foram gravadas por nomes como Maria Bethânia, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Gal Costa.

Já o segundo seminário, traz o tema “Música Afro Barroca”, com mediação do cachoeirano Mateus Aleluia, compositor, cantor e instrumentista. Aqui, conforme a proposta do projeto “a ideia é sensibilizar o público para uma abordagem reflexiva sobre a história de um povo, oriundo do continente africano e seu legado para o Brasil, abordando o sincretismo cultural e religioso das culturas indígena, europeia e africana”.

Dois shows em formas de palestras musicais fazem parte da programação. O primeiro, na abertura do projeto, acontecerá na cidade de Santo Amaro e terá a presença de Aleluia e Mendes em conjunto com outros mestres populares convidados e projeções audiovisuais. No encerramento, os artistas se apresentam na cidade de Amargosa, sede do Centro de Formação de professores da UFRB.

Cacau do Pandeiro também esteve presente na reunião e mostrou sua habilidade musical ao lado de Roberto Mendes. Uma antecipação do que o público pode esperar do projeto “Sotaques do Recôncavo”.

Campus Santo Amaro: Durante a reunião, o reitor Paulo Gabriel Nacif juntamente com outros representantes da UFRB, da prefeitura de Santo Amaro e da comunidade local ainda falaram sobre a implantação do campus da UFRB em Santo Amaro. A assinatura da escritura do terreno no município referente à doação da área para a implantação do campus está prevista para a próxima quinta-feira, 28 de fevereiro. O local será sede do Centro de Tecnologia Aplicada à Produção de Cultura – CECULT.

http://www.ufrb.edu.br/agencia/cultura-e-extensao/3127-reuniao-aborda-projeto-de-extensao-sotaques-do-reconcavo-na-ufrb

Enviada por Arnaldo Ramos.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.