Nova nota do Conselho da Aty Guasu Guarani e Kaiowá contra Genocídio

Esta nota do Conselho da Aty Guasu guarani e Kaiowá visa comunicar às AUTORIDADES FEDERAIS E CIDADÃOS DO BRASIL E DO MUNDO que a comissão da Aty Guasu fez primeira visitação e levantamento in loco no território em conflito TEKOHA PINDO ROKY-Caarapó-MS em que foi assassinado o adolescente Guarani-Kaiowá no dia 17 de fevereiro de 2013.

Em primeiro lugar, observamos que hoje 19/02/2013, entorno do lugar onde foi sepultado o menino Guarani-Kaiowá assassinado se encontram em protesto pacífico mais ou menos 1.000 (Um mil Guarani-Kaiowá). Várias lideranças religiosas estão organizando um ritual religioso de enterro no local. Objetivo da prática de cerimônia sagrada de enterro é para evocar os espíritos benéficos do cosmo Guarani-Kaiowá para acalmar os espíritos das violências contras os Guarani e Kaiowá sobreviventes, conforme a crença Guarani-Kaiowá. Eles narram que esse ritual vai durar por muito tempo, solicitando a intervenção das divindades do cosmo nas violências praticadas pelos pistoleiros contra as vidas indígenas.

As lideranças idosas e os integrantes Guarani e Kaiowá em manifestação sabem muito bem e confirmam que o risco iminente de serem atacado pelos pistoleiros existe sim. “Estamos sendo cercado e ameaçado pelos jagunços das fazendas”. “Aqui já vieram várias polícia civil e militar desde ontem, mas são contra nós, as polícias militares e civis queriam prender todos nós indígenas, querendo levar-nos todos presos.” Contaram os Guarani e Kaiowá.

Reunidos no meio de mar de soja, chorando, um líder discursou assim: “ no dia 18/02/2013, mais de 1.000 parentes reunimos indignados e constrangidos debatemos o que fazer frente ao assassinado do menino pelos pistoleiros da fazendas”.

Em geral, avaliamos que nós Guarani-Kaiowá já estamos sendo violentados e assassinados dia-a-dia em todas as partes do Estado de MS, por essa razão, decidimos enterrar o corpo do menino no lugar onde foi assassinado pelos pistoleiros.

Nós 1000 indígenas decidido, trouxemos enterrar aqui o nosso menino, ao mesmo tempo, decidimos ficar aqui. Essa aqui é nossa terra antiga! Já voltamos aqui desde ontem, daqui não vamos sair mais!. Se os fazendeiros quiserem matar nós todos, estamos aqui, é para matar todos nós!

Aqui vamos todos morrer e ficar juntos com nosso menino aqui, matem nós e enterrem nós todos aqui! Essa terra é nossa mesma e já foi regado de bastante sangue de nosso antepassado Guarani-Kaiowá e continua até hoje regado com sangue de menino Guarani-Kaiowá!, Chega! os fazendeiros mandar matar nós! AGORA CHEGA! PARE DE NÓS MATAR!! OU MATEM TODOS NÓS!! Só aqui estamos 6.000 seis mil Guarani e Kaiowá, vão matar todos nós?

Essas foram palavras de várias lideranças Guarani e Kaiowá de PINDO ROKY. O lugar onde foi enterrado o menino é conhecido pelos Guarani-Kaiowá como TEKOHA PINDO ROKY.

As lideranças e comunidades da Reserva Tey’ikue narram que desde ontem à noite várias caminhonetes das fazendas estão rodando no interior da Reserva, procurando por líderes do protesto. Um líder Kaiowá contou: “em minha casa chegou uma caminhonete às duas horas da madrugada (02:h), chamando me várias vezes,” dois homens rondaram a minha casa, já estou sendo ameaçado de morte”.

Outras lideranças narraram de modo igual. “ Agora, estamos todos ameaçados de morte tanto na aldeia Tey’ikue quanto aqui no acampamento Pindo Roky”. “Aqui não tem como controlar a circulação de carros, há várias estradas por onde circulam as caminhonetes. No meio de Reserva Tey’i kue passa a estrada pública intermunicipal”.

Por fim, constatamos que os líderes e comunidades Guarani-Kaiowá tanto da aldeia Tey’ikue onde há mais de 6.000 indígenas como no acampamento Pindo Roky em protesto 1000 Guarani-Kaiowá começaram a receber a ameaça de morte desde 18/02/2013. Diante dessa ameaça de morte espalhada pelos fazendeiros, demandamos, com urgência, a presença permanente das seguranças federais na região de Tey’ikue e Pindo Roky.

Aguardamos a posição urgente do governo federal e da justiça do Brasil.

Atenciosamente,
Tekoha Guasu Tey’ikue e Pindo Roky, 19 de fevereiro de 2013.
Conselho da Aty Guasu Guarani e Kaiowá contra genocídio.

Comments (2)

  1. PROFUNDA TRISTEZA E DECEPCAO COM O GOVERNO QUE SE DIZIA ALIADO DOS INDIOS. ENTRE LULA E DILMA, HA UMA ENORME DIFERENCA – LULA PELO MENOS MOSTRAVA INTERESSE; DESDE A DILMA ENTROU NA PRESIDENCIA, EXISTE ALGUMA FOTO DELA JUNTO COM OS INDIOS ???

  2. Não tenho palavras para escrever! Se fosse escrever seriam palavras de revolta e não posso fazer isso agora porque estou acompanhando a Aty Guasu do meu Povo Guarani Kaiowá. Estamos em Reza (Oração) constante!
    Se conhecerem algum Juiz Federal peçam Justiça para o Menino Denilson, brutalmente assassinado por Aladino, o filho do Fazendeiro Orlandino e mais dois pistoleiros!

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.