Imperdível! BBC – Brasil: Uma História Inconveniente / Brazil: An Inconvenient History (completo)

Nota: postamos esta vídeo em 22 de abril do ano passado, então dividido em quatro partes. Infelizmente, meses mais tarde ele foi retirado do ar. Agora, voltamos a postá-lo, pela sua importância, nesta versão única descoberta por Ney Didãn. Esperamos que esta permaneça no Youtube. TP.

Enquanto todo o mundo conhece a história da escravidão nos EUA, poucas pessoas percebem que o Brasil foi, na verdade, o maior participante do comércio de escravos. Quarenta por cento de todos os escravos que sobreviviam à travessia do Atlântico eram destinados ao Brasil, quando apenas 4% iam para os EUA. Chegou uma época em que a metade da população brasileira era de escravos. O Brasil foi o último país a abolir a escravidão, em 1888. O documentário tem depoimentos de historiadores e antropólogos, brasileiros e internacionais, e de outras pessoas que contam os efeitos de séculos de escravidão no Brasil de hoje. É um importante documento sobre a história dos negros, história africana e estudos latinoamericanos.

Comments (4)

  1. A BBC é uma emissora de rádio e tele difusão estatal britânica, com diversos canais, voltados fundamentalmente para uma programação cultural e educativa: British Broadcasting Corporation. Decididamente, há muito mais que o Oceano Atlântico de distância e diferença entre ela e as emissoras dos EEUU.

  2. A partir dessa perspectiva histórica mostrada nesse Documentário reconstrói e retrata a verdade diante da triste realidade dos escravizados no Brasil que o Brasil ainda desconheci.
    Fica os Por quês após o video….
    1ª Por que nunca nenhum “‘ARAUTO” o ‘’Estado’’ dentro ou fora da Academia Brasileira,nunca quiseram reproduzir um documentário como este,que mostrasse aos Brasileiros, a realidade do processo da escravidão em seu país, ou menos um filme que contasse assim como o 12 anos de escravidão do USA?
    2ª Por que será que a TVS no Brasil não fez um trabalho como este,será que a Petrobras ou quem sabe as Tvs Públicas produzissem um trabalho áudio visual que mostrassem esse o viés da Escravidão como ?
    3ª Por que será que uma rede “’Americana”’ se preocupou em querer mostrar a historia da Escravidão do Brasil as seus telespectadores?

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.