BA – Começou a ‘tradicional Festa da Purificação’, em Santo Amaro. E mais uma vez perguntamos: purificação de quê? Dos ‘pecados’ da Cobrac, de quem os permitiu ou de quem nada faz para solucioná-los?

Tania Pacheco – Combate ao Racismo Ambiental

Mais uma vez, a Prefeitura e parte da população de Santo Amaro estão em festa. Até o dia 2 de fevereiro, os shows serão diários e, como diz o anúncio na internet, apresentados em “dois palcos em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga e Vinícius de Moraes (…). Entre os shows que prometem estão as [sic] de Zezé di Camargo e Luciano, Geraldo Azevedo, Luiz Caldas, Chiclete com Banana, Caetano Veloso, Margareth Menezes, Baby do Brasil, Gilberto Gil, Chico César e [sic] entre outros”. Provavelmente, todos ignorantes dos problemas da cidade onde serão pagos para se apresentar.

A festa está noticiada. O cartaz com as fotos dos artistas famosos está “de ponta cabeça” porque o postamos exclusivamente para chamar a atenção para este texto e para o documento abaixo – um dos inúmeros  vídeos sobre a contaminação por chumbo das pessoas e bairros de Santo Amaro da Purificação, que na verdade desce pelo rio Subaé até a Baía de Todos os Santos. Pessoas doentes ou mortas por terem trabalhado na Cobrac, terem lavado suas roupas de trabalho, recebido em suas casas “tapetes” que foram filtros na fábrica, ou pelo contato com ruas, calçadas e até páteos escolares “asfaltados” com os rejeitos do chumbo. Veja o filme e, para mais informações a respeito, clique depois AQUI. E ajude a exigir vergonha e ação por parte das chamadas “autoridades”, que como sempre esquecem que nada mais são que servidores públicos, pagos pelo povo para prestar-lhe serviços!

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.