Não adianta ficar incomodado com Django e Lincoln, mas ignorar a realidade

Leonardo Sakamoto

Sindicalistas percorrendo corredores de Brasília defenderam a MRV Engenharia por conta da sua reinclusão na “lista suja” do trabalho escravo. Uma vez que novos contratos de financiamento públicos estão impossibilitados enquanto ela estiver relacionada, a empresa enfrenta dificuldades de lançar obras.

O que é mais importante: novos empregos gerados ou a existência de escravos sob responsabilidade da empresa? Apesar do que possa parecer, não é uma resposta difícil. Mesmo que a quantidade de empregos gerados, muitos deles de boa qualidade pela MRV, seja muito maior do que a de escravos encontrados.

Afinal, a existência de trabalho escravo direto ou indireto é um termômetro do comportamento adotado por uma corporação para atingir seus objetivos. E a resposta que damos a ele é um bom indicador sobre o patamar de decência da sociedade em que essa corporação está inserida.

Trabalho escravo contemporâneo não é uma simples falha de operação ou resquício de práticas sob responsabilidade de mentes tacanhas que sobreviveram temporariamente ao capitalismo. Mas pode ter uma utilidade para o desenvolvimento de determinados empreendimentos, ajudando na competitividade e fazendo parte de uma política de redução de custos atrelada à redução de direitos via terceirização ilegal. Que tem também como consequência a concorrência desleal e o dumping social.

Ou seja, é um problema estrutural e como tal também deve ser tratado. Não adianta ir ver Django e Lincoln no cinema, achar um absurdo e depois pensar que nossas ações não ajudam a manter vivo o trabalho escravo, mesmo que contemporâneo.

Trabalho escravo pode ser ponta de um iceberg de outros problemas trabalhistas. E, ao mesmo tempo, ponta de lança para a efetivação de direitos dos demais empregados de uma empresa. Tem sido assim desde 1995, quando FHC começou o combate sistemático a esse crime, passando por 2003, quando Lula o aprimorou.

Qualquer empresa tem o direito de se defender na Justiça se achar que foi injustiçada. Vivemos em um Estado democrático, apesar de muitos terem saudade do passado. Da mesma forma, o Ministério do Trabalho e Emprego tem o direito de apresentar como defesa uma pilha de relatórios, depoimentos, fotos e vídeos que servem de provas das bizarras condições a que estavam submetidos mais de 44 mil pessoas libertadas nos últimos 18 anos. E direito de mostrar que as empresas tiveram direito à ampla defesa.

Mas ao se pronunciarem por empresas que foram envolvidas pelo governo federal nesse crime sem discutir a situação dos trabalhadores que tiveram sua dignidade aviltada, alguns representantes dos trabalhadores me fazem refletir sobre sua real utilidade.

http://blogdosakamoto.blogosfera.uol.com.br/2013/01/23/nao-adianta-ficar-incomodado-com-django-e-lincoln-mas-ignorar-a-realidade/

Enviada por José Carlos para Combate ao Racismo Ambiental.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.