Morre no Rio aos 75 anos Zózimo Bulbul, cineasta e fundador do Centro Afro Carioca de Cinema

Diretor de “Abolição” e do curta “Alma no Olho” tinha um câncer no intestino, diagnosticado em 2012, que tinha se espalhado para o cérebro e a garganta

Gazeta do Povo

Morreu nesta quinta-feira (24) no Rio o cineasta Zózimo Bulbul, um dos ícones dos anos 60 por suas interpretações na televisão e no cinema. Zózimo também era Curador Presidente do Centro Afro Carioca de Cinema, cujo objetivo é a promoção da cultura afro brasileira e de seus artistas. Ele tinha 75 anos.

Bulbul tinha um câncer no intestino, diagnosticado em junho de 2012, que tinha se espalhado para o cérebro e a garganta. O diretor chegou a fazer uma operação para remover o tumor.

A metástase foi descoberta na quarta-feira (23). Os médicos recomendaram a internação imediata de Bulbul, mas ele recusou, preferindo ficar em casa.

Zózimo Bulbul dirigiu filmes importantes, como “Abolição”, “Filhas do Vento” e o curta “Alma no Olho”, que faz uma metáfora sobre a escravidão e produzia o festival de cinema negro.

Nos último meses, o artista trabalhava em projetos de oficinas de cinema para estudantes do Senegal e de Cabo Verde. Ele era, ainda, um dos organizadores do Encontro de Cinema Negro Brasil África & Caribe, festival que teve seis edições.
Bulbul era casado com a figurinista Biza Vianna.

O velório do cineasta está marcado para as 17 horas desta quinta, na Câmara Municipal do Rio. O enterro será no Cemitério do Caju, na zona norte da cidade, nesta sexta.

Compartilhada por Marciah Fonseca Morenah Do Bando.

http://www.gazetadopovo.com.br/cadernog/conteudo.phtml?id=1338839

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.