Assine o Abaixo-assinado pedindo a intervenção de Dilma Rousseff pela não demolição da Aldeia Maracanã

foto: Luiz Baltar

O Governo Estadual do Rio de Janeiro acaba de anunciar a contratação de uma empresa que tem o prazo de um mês para demolir o antigo Museu do Índio, situado dentro do Complexo do Maracanã. No terreno, que é considerado sagrado por várias etnias, será construído um estacionamento privado. Temos pouco tempo para impedir esse absurdo!

A Prefeitura e o Governo já contrariaram os pareceres de todas as instituições criadas para defender o patrimônio do Rio, como o Conselho Municipal de Patrimônio e o Instituto Estadual do Patrimônio Cultural. Agora, apenas uma intervenção do Governo Federal poderá evitar que o Rio perca um espaço cultural que poderia ser motivo de orgulho para todos os cariocas e brasileiros. Vamos pedir que a Presidenta Dilma faça uma declaração pública pedindo que o antigo Museu do Índio seja mantido e transformado em centro vivo de promoção e divulgação da nossa cultura e da nossa história! 

O Governo Estadual alegou que a demolição do prédio seria uma exigência da FIFA para a realização da Copa. Mas a própria FIFA desmentiu a declaração, dizendo que jamais pediu a destruição do espaço. Agora, nosso governador afirma que a demolição servirá às necessidades de mobilidade de milhões de brasileiros que frequentam a região. Mas o Conselho Regional de Engenharia já emitiu um laudo mostrando que a mobilidade na área não seria afetada pela permanência do prédio. Não podemos permitir que o poder público bote abaixo espaços que pertencem a todos os cariocas sem que existam razões muito fortes para isso. E também não vamos ficar só reclamando: vamos propor que o antigo Museu do Indio seja reformado e vire um Centro de Referência da Cultura Indígena, motivo de orgulho pra cidade e de admiração para os visitantes que frequentarão o Maracanã durante a Copa e as Olimpíadas.

No final do ano passado, a mobilização de milhares de cariocas impediu que a Prefeitura e o Governo Estadual demolissem a Friedenreich, a quarta melhor escola do Rio. O plano era usar o espaço para a construção de duas quadras de aquecimento no entorno do Maracanã. Agora, o Brasil todo se unirá para impedir que a perda de um espaço tão importante para a cultura e a história de nosso país.

Nós sabemos que o governador e o prefeito do Rio precisam do apoio do governo federal. Se a Presidenta Dilma se manifestar, eles terão que voltar atrás. Assine já a peticão pedindo que Dilma se oponha à demolição do antigo Museu do Índio!

Os signatários

Assinar o abaixo-assinado

Compartilhado por Andrei Danilo Guarani Kayowá.

http://meurio.org.br/assine_embaixo/aldeia-maracana

Comments (1)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.