Vergonha! “Mais de cem pesquisadores inscreveram trabalhos no Prêmio Vale-Capes”

O cartaz está invertido? Não. Invertido está o compromisso de quem apoia essa excrescência!

Informações anteriores a estas em ANPUR, com apoio da ABA, denuncia parceria indecente entre Vale e Capes para financiar “pesquisas acadêmicas”. Graças!!! TP.

“Os orientadores também receberão aportes financeiros para participarem de conferências no Brasil (orientação de Mestrado) e no Exterior (orientação de Doutorado)”

Estudantes de várias partes do Brasil se interessaram em participar do Prêmio Vale-Capes Ciência e Sustentabilidade, voltado para teses de doutorado e dissertações de mestrado das universidades brasileiras. Foram inscritos 106 trabalhos nesta primeira edição, sendo 71 dissertações e 35 teses.

As instituições de ensino de São Paulo, USP e Unicamp, lideraram o processo com 35 inscrições. A participação em Minas Gerais e no Rio de Janeiro também foi significativa, com a apresentação de 15 trabalhos para cada um dos estados.

Entenda mais sobre o Prêmio Vale-Capes

O objetivo é premiar dissertações de mestrado e teses de doutorado que apresentem ideias, soluções e processos inovadores para questões como redução do consumo de água e energia, redução de gases do efeito estufa (GEE), aproveitamento, reaproveitamento e reciclagem de resíduos e/ou rejeitos e tecnologia socioambiental com ênfase no combate à pobreza.

Os autores vencedores das teses de doutorado vão receber R$ 15 mil e uma bolsa para realização de estágio pós-doutoral de até três anos em instituição nacional, podendo converter em um ano fora do país em uma instituição de notória excelência na área de conhecimento do premiado. Já os ganhadores de dissertação de mestrado receberão R$ 10 mil e uma bolsa para realização de doutorado em instituição nacional de até quatro anos. Os orientadores também receberão aportes financeiros para participarem de conferências no Brasil (orientação de Mestrado) e no Exterior (orientação de Doutorado).?

(http://www.vale.com/brasil/PT/aboutvale/news/Paginas/pesquisadores-inscrevem-trabalhos-no-premio-vale-capes.aspx)

Saiba como os 106 trabalhos inscritos foram selecionados* 

TÍTULO III – DA PRÉ-SELEÇÃO DAS TESES E DISSERTAÇÕES NAS INSTITUIÇÕES

Art. 9° A pré-seleção das teses e dissertações a serem indicadas aos Prêmios ocorrerá nos programas de pós-graduação das Instituições de Ensino Superior.

Art. 10 Cada programa de doutorado e de mestrado, observado o Art. 4°, deverá instituir uma comissão de avaliação, que terá as seguintes atribuições:

I – verificar a adequação das teses e dissertações inscritas, aos temas definidos, aos critérios e ao elevado patamar de qualidade exigido para a premiação;
II – cada Programa deverá eleger o tema, dentre aqueles constantes do Art.3º, ao qual será inscrito no máximo uma Tese e/ou uma Dissertação;
III – decidir pela desclassificação dos trabalhos inscritos, se não atenderem aos critérios de seleção definidos neste Edital;
IV – elaborar uma ata da reunião, de acordo com as orientações do Art. 14º, inciso I.

Art. 11 Na reunião da comissão de avaliação, deverão ser computados, no mínimo, 3 (três) votos para a indicação da tese e da dissertação vencedoras.

Parágrafo Único – É vedada a participação de orientador(es) ou coorientador(es) de tese concorrente na comissão de avaliação da pré-seleção.

* Edital disponível em http://www.capes.gov.br/bolsas/premios/premio-vale-capes-de-ciencia-e-sustentabilidade.

Comments (1)

  1. É tudo muito lamentável! Infelizmente tb é lamentável o estado de órgãos oficiais do governo federal q lidam com educação estejam entregues aos q se vendem aos tecnocratas e burocratas q primam pela quantidade ao invés de primarem pela qualidade… Acham, esses imbecis, q “é preciso aumentar o bolo pra poder depois dividi-lo” — repetindo exatamente o q dizia o Delfim Netto durante a ditadura…

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.