PE – Comunidade Amaro Branco, em Olinda, pede ao MPPE o tombamento do bairro como quilombo urbano

Atualmente a comunidade atravessa processo de reconhecimento como o 1º Quilombo Urbano de Pernambuco

Representantes da Comunidade Amaro Branco, em Olinda, entregaram formalmente ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) um documento pedindo o tombamento do bairro como quilombo urbano.

O documento foi entregue diretamente ao procurador-geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon de Barros, na Escola Sagrado Coração de Jesus, durante a realização do projeto Ministério Público nas Ruas. Além do procurador-geral de Justiça, também compuseram a mesa a subprocuradora-geral de Justiça em Assuntos Administrativos, Lais Teixeira; a coordenadora do Grupo de Trabalho sobre Racismo (GTRacismo), procuradora de Justiça Maria Bernadete Azevedo; o secretário-geral do MPPE, promotor de Justiça Carlos Guerra; o secretário-executivo de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Pernambuco, Jorge Arruda, e o diretor em exercício da escola, Luciano Pereira.

Na abertura do evento, o professor Arnaldo Filho fez uma explanação a respeito da história dos negros e escravos no país. O coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (Caop) de Defesa da Cidadania, promotor de Justiça Marco Aurélio Farias, saudou a todos e destacou a riqueza cultural do bairro. Ele convidou o Grupo de Coco do Amaro Branco a fazer uma apresentação, juntamente com Dona Glorinha do Coco, que, aos 78 anos, é a primeira integrante da comunidade a gravar um CD do ritmo.

Ao grupo juntou-se Dona Ritinha da Garrafa, 82 anos, que dança equilibrando uma garrafa com água na cabeça. “O ato de dançar com a garrafa na cabeça é remanescência dos negros escravos que foram enviados para trabalhar na pecuária em Goiás e essa dança chama-se “Sussia””, explicou o professor Leper Correia.

Na ocasião, o procurador-geral de Justiça disse ter ficado emocionado com a riqueza cultural da comunidade e com o amor e vitalidade das idosas que preservam a cultura do coco. “Cada vez mais estou convencido que este projeto Ministério Público nas Ruas é real. Quando abracei esse projeto, alguns não compreenderam o sentido dele, mas a cada dia que passa, vejo que ele é muito profundo, porque a gente só ama aquilo que conhece. Por isso, o MPPE precisa se aproximar da sociedade: para conhecê-la e se apaixonar . É necessário que cada promotor de Justiça conheça aquilo que vai defender”, disse. Ele ainda destacou que é só ouvindo o que a sociedade tem a dizer que o MPPE pode entender melhor as necessidades da população e que essa forma de trabalhar é inovadora. “É o mesmo Ministério Público, mas com um olhar diferente: inovador”, informou.

A coordenadora do GT Racismo destacou que não perde a oportunidade que tem de se aproximar da população “Chegar junto e conhecer faz toda a diferença”, disse Bernadete Azevedo. O morador da comunidade, Rufino de Barum, fez a entrega solene ao procurador-geral de Justiça do projeto de tombamento da região, que foi posteriormente entregue ao secretário Jorge Arruda. Outros integrantes da comunidade também tiveram a oportunidade de expor suas opiniões e cobrar a implantação de ações e políticas de responsabilidade dos Poderes Públicos.

 —

Enviada por Marta Almeida Filha.

Comments (1)

  1. Sou radicado e nascido em Recife, vivo aqui em São Paulo, mais curto muitos programas de Tv quando falam em nossos costumes e tradições, hj estava curtindo a festa do bairro amaro branco, perto de Olinda, as vezes dá vontade de chorar, de tanta saudade,
    como é lindo o meu Recife, as praias de Olinda, um dia desses vou ai novamente, obrigado. PARABÉNS.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.