Funai restringe entrada de pessoas em área de índios isolados em RR

Só servidores da Funai poderão ingressar na área da Terra Indígena Pirititi. Para autorização, é preciso declarar que Funai não tem responsabilidade.

Do G1, em Brasília

Uma portaria da Fundação Nacional do Índio (Funai) publicada no “Diário Oficial” desta quarta-feira (27) restringe a entrada de pessoas não autorizadas na Terra Indígena Pirititi, de índios isolados, em Roraima. A medida entra em vigor a partir da data da publicação e vale por três anos.

Só poderão ingressar, locomover-se e permanecer na área da Terra Indígena Pirititi funcionários do quadro da FunaiI ou pessoas autorizadas pela Coordenação-Geral de Índios Isolados e Recém Contatados.

Para se conseguir autorização de entrada, a pessoa deverá declarar que a Funai não tem responsabilidade por eventuais danos físicos e materiais sofridos pelo visitante. A pessoa interessada em ingressar na reserva também deverá assinar outra declaração em que assume responsabilidade por danos físicos e materiais causados direta ou indiretamente a bens e pessoas da Funai, dos índios e ao meio ambiente na área da reserva.

A restrição não se aplica às Forças Armadas e policiais, que deverão ter a entrada e a permanência na reserva acompanhada por funcionários da Funai.

Condições ambientais e climáticas, assim como acontecimentos relativos aos índios da reserva, podem suspender as autorizações concedidas, ficando a critério da Funai.

A portaria também proíbe a exploração de recursos naturais de qualquer tipo na área, que tem aproximadamente 43.404 hectares e perímetro aproximado de 185 km, na região do município de Rorainópolis.

A fiscalização será feita pelas equipes da Frente de Proteção Etnoambiental Waimiri, da Funai.

Compartilhada por Janete Melo.

http://g1.globo.com/brasil/noticia/2012/12/funai-restringe-entrada-de-pessoas-em-area-de-indios-isolados-em-rr.html

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.