Urgente! Quilombo do Rio dos Macacos, Bahia, estava sob tiroteiro a noite passada e início da madrugada

Tania Pacheco – Combate ao Racismo Ambiental

Alertas urgentes  repassados por pessoas de Salvador durante a noite e início da madrugada de ontem informavam e pediam divulgação urgente sobre o Quilombo do Rio dos Macacos, que estava sendo algo de tiroteio. Como a comunidade não tem acesso à energia elétrica, todos os espaços coletivos ficam às escuras, e um grupo de homens estava atirando contra as casas.

Grande parte das lideranças, entre as quais Seu Edgar, Rosemeire dos Santos e seus irmãos, assim como os homens da comunidade, estavam  encurralados no mato. Até o início da madrugada, somente um dos irmãos de Rosemeire havia conseguido voltar para casa, onde as mulheres estavam refugiadas. Há notícias de que uma casa teria sido derrubada.

Entidades da Bahia estavam buscando contatos com autoridades no estado, para que fossem garantir a vida d@s Quilombolas, mas as formas de contato com Rio dos Macacos haviam sido interrompidas, pois os telefones não respondiam.

O pedido que está sendo feito – e que endossamos plenamente –  é de que esta notícia seja repassada ao máximo, dando visibilidade à situação  e buscando garantir assim a segurança da comunidade. Para @s militantes de Salvador, o pedido era de que fossem dar apoio em Rio dos Macacos.

Nosso repúdio a essa violência e nosso apoio integral à Comunidade Quilombola de Rio dos Macacos!

Comments (3)

  1. ONde fica geograficamente o Rio dos Macacos?

    sou da Negritude Socialista Brasileira (secretário executivo nacional)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.