Uma Líndia Guerreira

Mayalú Txucarramãe

Por Tereza Amaral – Amazônia em Foco

Na linha de sucessão do cacique Raoni, símbolo em defesa da Amazônia no mundo, existe uma mulher. Trata-se da sua neta Mayalú Txucarramãe, filha do sucessor imediato cacique Megaron.

A jovem Mayalú, 25 anos, é das etnias Kayapó Mebemgogrê e Waurá, ambas do Alto Xingu. Muito embora domine as novas tecnologias, a jovem guerreira defende ativamente a tradição dos ancestrais. E é a idealizadora do Movimento dos Jovens Mebengogrê Nye que reúne moças e rapazes indígenas entre 15 a 25 anos. 

A reportagem de Amazônia em Foco (AF) conversou com ela e fez entrevista ping-pong por e-mail. Leia na íntegra:

AF – O que motivou a criação desse movimento e qual o objetivo?

O Movimento Jovem foi uma ideia que eu tive logo após a exoneração do meu pai. O meu avô Raoni é um guerreiro incansável, mas, pela primeira vez, eu vi e senti que essa situação tinha abalado eles. Fomos pegos de surpresa. Eles fizeram protestos e acabaram voltando para a aldeia, acreditando nas promessas do governo e da FUNAI. Na cidade, tudo me parecia estar fora do eixo, eu estava quase desistindo de tudo; sinceramente, pela primeira vez, eu estava com muito medo de como seria o nosso futuro com aquela situação toda. Foi então que comecei a pensar em fazer algo para ajudar e orgulhar meu pai e meu avô. Refleti que o povo do meu avô, por quem ele tanto lutou, não podia acabar assim e conversei muito com meus irmãos Kena, Atamai, Bepkoti, meus primos Patxon e o Roiti, filho do cacique Bedjai. A partir dessa conversa, fomos repassando a ideia adiante e pedi permissão e apoio a meu meu pai e avô Raoni. Eles me deram o total apoio, foi então que fizemos a primeira reunião para escolhermos o nome do grupo e qual seria o objetivo do nosso grupo.Foi assim que surgiu o Movimento Mebengokre Nyree, nos unimos com um só objetivo: o de dar continuidade à luta dos nossos pais, avôs e dos antepassados com essas novas ferramentas do mundo, cada vez mais modernas.

AF – Quais benefícios você espera se considera, sobretudo, o momento nebuloso da política indigenista no Brasil?

Eu espero só que respeitem os nossos direitos e que, pelo amor de tudo que há de sagrado, esse governo nos enxergue, mas nos enxergue do jeito que somos, e procure nos ajudar de verdade.

AF – Quantas etnias e quais estão participando?

Por enquanto, são 2 etnias participantes, que são Kayapó e Juruna. Há também os não indígenas que trabalham no Instituto Raoni, além de nossos colegas que aprenderam a nos conhecer e respeitar a nossa cultura, e que fazem questão de nos acompanhar.

AF- Existe uma sede?

Não existe sede e eu, particularmente, não quero que tenha sede, pois temos o Instituto Raoni que nos dá plena liberdade de usarmos o espaço para fazer nossos encontros. Para mim, não importa o lugar onde nos encontraremos, o importante é estarmos juntos, sempre. Outra coisa importante é fortalecer o Instituto Raoni, pois é através dele que trabalharemos para garantir nossos direitos.

AF – Como é ser jovem e ter o peso da responsabilidade de, no futuro, conduzir seu povo, já que o filho de Raoni faleceu?

Conduzir eu acho que é uma palavra muito forte, prefiro usar a palavra ajudar. Só quero ajudar o meu povo, até onde eles quiserem. E essa pergunta é difícil responder, pois isso não depende de mim, mas deles.

AF – Estamos vivenciando o advento das redes sociais, onde há uma vitrinização dos problemas, como é o caso dos Guarani-Kaiowá, onde a população chegou perto. Como você vê isso?

Eu vejo que a maior parte da população não sabe nada de índio. Todos nós índios enfrentamos os mesmos problemas, mas o que acho que acontece é que todos esqueceram como é ser justo e solidário, isso tudo por causa do consumismo. E todos fecham os olhos para fingir que nada acontece, mas nós estamos aprendendo a usar a internet para chamar atenção das pessoas e assim, algum dia, alguém vai nos ouvir, como aconteceu com os parentes Guarani-Kaiowá. Foi um trabalho em conjunto, onde todos se mobilizaram para ajudar.

AF – Mudando para a esfera familiar. Como é o Raoni avô?

Bom, como meus pais são de etnias diferentes, eu não tive a oportunidade de conviver com o avô Raoni na infância. Eu estive mais na cidade por conta do trabalho do meu pai, pelos meus estudos e em férias escolares na aldeia da minha mãe. E tive um avô que é materno, muito maravilhoso, fora do comum também. Mas, hoje, com um contato maior com o grande Raoni, vejo que ele tem o mesmo jeito desse avô materno. E ele é o Raoni, né? Vejo ele com os netinhos, muito carinhoso, e não mede esforço nenhum para ajudar. Ele é sensacional.

AF- Uma curiosidade que acho ser de todos. Transitando nos dois mundos, entre metrópoles e a aldeias, como você se localiza em relação a isso?

Antes eu me sentia muito confusa. Agora não… sei bem o que quero e sei o que sou, mas sou humana e muitas vezes me ocorrem dúvidas e aflições.

AF – Quantos irmãos você tem e como é a relação de vocês com o cacique Megaron?

No total, somos em 9 irmãos e temos uma relação boa. Mas tenho 4 irmãos que são de mãe e pai, como eu, e esses quatro crescemos juntos perto dele, uma relação maravilhosa de carinho e atenção, claro que com alguns problemas que qualquer família já teve.

A F- E sobre relacionamentos. Vocês podem namorar com rapazes não indígenas?

O nosso povo não aceita.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=438523309535055&set=a.434056019981784.110575.433839740003412&type=1&theater

Comments (1)

  1. MEUS MAIORES VOTOS À NETA E FILHA ( MAYALÚ TXUCARRAMÃE ), DE MEUS VELHOS AMIGOS – RAONY E MEKARYONTI ( MEGARON ). TORÇO E FAÇO – LHE VOTOS DE VITÓRIAS EM SUA JORNADA .
    AQUI TENS UM AMIGO COM O QUAL PODE CONTAR TBM .
    SAUDAÇÕES : SAÚDE E PAZ P. VC E SEU MAGNÍFICO POVO . . .

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.