Um novo blog no ar: “Tembé Tenetehar do Pará”, cultura e tradições. Visitem!

Turma de professores índios

Tembé Tenetehar do Pará foi criado para divulgar a cultura do povo Tembé, mostrando que entre eles “não há classes sociais como as dos não índios”. Como diz a abertura do blog, “todos temos o mesmo direito e também recebemos o mesmo tratamento; a terra pertence a todos; e a união entre as aldeias permanece até os dias de hoje”. Reproduzimos, abaixo, o texto da página inicial, convidando vocês a visitá-la:

“O Tembé pertence ao troco linguístico Tupi-Guarani, grande parte das tribos indígenas que habitavam no litoral brasileiro pertence essa língua.

Desde quando a primeira caravela chegou ao Brasil nós povos indígenas lutamos para defender nossas terras dos invasores, no início os invasores eram portugueses que queriam as terras, ainda hoje são os fazendeiros, os comerciantes de madeira e os garimpeiros que em busca de riquezas destroem as florestas, envenenam os rios e levam doenças para as nações indígenas.

Queremos  mostrar a diversidade cultural do povo Tembés

Os Tembé são também conhecidos como Tenetehara que significa, “Somos os seres humanos verdadeiros” e Tembé” Donos do cocar” tanto para os próprios índios quanto na literatura cientifica atualmente a denominação Tembé.

Os Tembés estão situados no Em varias aldeias a 170 km do município de Paragominas , Capitão Poço, Santa Maria do Pará e Tomé-Açu.

A principal atividade de subsistência dos Tembé é a lavoura, como a plantação de: Macaxeira, milho, arroz, abobora, feijão, cará, gergelim, amendoim e melancia.

No mês de Maio a Novembro são feitas as queimadas, coivadas e limpezas nas áreas destinadas a plantação, e nos meses de  Novembro e Fevereiro são feito o plantio e as capinas.

Os Tembés também usam pintura corporal e o cocar como enfeites nas festas e rituais

Festa da Menina Moça  ou Rito do Moqueado

Acontece na mesma época da festa do milho, é realizada depois que a menina tem a primeira menstruação é feito todo um ritual, pois as meninas deixaram de ser apenas meninas e passaram a ser mulheres, já assim visando o casamento, o principal atrativo dessa festa é o Moqueado é um bolo feito carne  e massa de mandioca. O moqueado é entregue às meninas durante a festa e após elas comerem são consideradas mulheres.

Educação 

A educação Tembé é bem interessante, os pequenos índios conhecidos em algumas tribos como curumins, aprendem desde cedo e de forma prática costumam observar os adultos como fazem e depois são treinados a fazer. Quando o pai vai caçar costuma levar o filho para que possa aprender, a educação Tembé é vinculada à realidade da vida da aldeia indígena e aos poucos a educação vem também se tornando uma educação bilingue, multicultural e diferenciada”.

Comments (1)

  1. Gostei muito do comentário sobre o povo tembém,gosto de ler sobre a vida indigena

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.