Incêndio criminoso provoca maior devastação em 20 anos de parque da Serra do Cipó

Chamas altas assustaram os visitantes do Parque

Jefferson Delbem – Do Hoje em Dia

Quase um sexto do Parque Nacional da Serra do Cipó, na região Central de Minas Gerais, já foi destruído pelo fogo que atinge a vegetação desde sábado (6). A informação é do Instituto Chico Mendes, que administra o local. Estima-se que esta seja a pior devastação provocada pelo fogo dos últimos 20 anos, de acordo com Paulo César Avelar, técnico ambiental do Instituto. Da área total de 33.800 hectares pelo menos cinco mil hectares foram devastados pelo fogo, o equivalente a cinco mil campos de futebol.

Ainda de acordo com o Instituto, cerca de 50 pessoas, entre militares do Corpo de Bombeiros, brigadistas e voluntários retomaran o combate às chamas no início desta manhã. A administração do Parque suspendeu na terça-feira (9) a visitação de turistas, principalmente porque áreas, como a Cachoeira da Farofa, estão sendo afetadas pelo fogo. A suspeita de que o incêndio tenha sido criminoso.

O Parque Nacional da Serra do Cipó

A área total do Parque Nacional da Serra do Cipó, em Minas Gerais é de 33.800 hectares (338 quilômetros quadrados) e perímetro de 119.978,5 m. A Unidade de Conservação abrange parte dos municípios de Jaboticatubas, Santana do Riacho, Morro do Pilar e Itambé do Mato Dentro, limitando-se ainda com Itabira, Nova União e Taquaraçu de Minas. As duas principais atrações do parque são o Cânion da Bandeirinha (“Desfiladeiro”), a doze quilômetros da sede, e a Cachoeira do Sobrado (“da Farofa”), a oito quilômetros da sede, ambos balneáveis, ou seja, o banho é permitido.

(*) Com informações do ICMBio.

Enviada por José Carlos para Combate ao Racismo Ambiental.

http://www.hojeemdia.com.br/minas/incendio-criminoso-provoca-maior-devastac-o-em-20-anos-de-parque-da-serra-do-cipo-1.43539

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.