Documentários sobre relações afetivas dominam premiação de nova categoria do Festival de Brasília

Carolina Gonçalves, Repórter da Agência Brasil

Brasília – A premiação de longas-metragens documentários apresentados durante o 45º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro revelou a divisão do júri oficial entre duas produções.

O vencedor do principal prêmio da noite, Otto, escolhido como melhor longa-metragem documentário, ainda levou mais três troféus para o cinema mineiro. As conquistas contemplaram a trilha sonora, a fotografia e o som da trama que, em 70 minutos, mostrou a declaração de amor do diretor Cao Guimarães à mulher e ao filho.

O documentário retrata o processo de gravidez e de nascimento do filho em tom de celebração à vida. Apesar dos prêmios, nenhum integrante da equipe representou o filme na noite de encerramento do festival.

Na mesma disputa, Elena, uma produção mista realizada em São Paulo e Minas Gerais, brilhou na noite de ontem (24), com quatro prêmios conquistados. O mais importante deles foi o prêmio de júri popular que escolheu a produção como o melhor longa-metragem documentário.

“Me surpreendeu muito ganhar o júri popular. Mas, eu tinha esperança de que isso pudesse acontecer, porque as poucas pessoas que tinham visto o filme antes se emocionaram”, disse a diretora Petra Costa.

O filme de Petra emocionou o público no último dia de mostra competitiva ao contar a trajetória da própria diretora e sua mãe, que tentam reencontrar a irmã Elena em Nova York. Em um período em que o cinema brasileiro perdeu força, Elena, que sonhava em ser atriz de cinema, deixa a família no Brasil em busca do sonho, mas enfrenta dificuldades e acaba se matando.

“Apesar de ser intimista e pessoal, ele toca em lugar profundo de cada um. É uma experiência íntima, mas universal que toca nos sentimentos de perda, saudade, superação e da relação de duas irmãs”, descreveu.

A diretora, que ainda não tem um distribuidor para colocar a trama em circuito nacional, confessou que espera que a premiação do Festival de Brasília abra portas inclusive para festivais internacionais. “O filme está começando a carreira agora”.

Edição: Graça Adjuto

Enviada por José Carlos para Combate ao Racismo Ambiental.

http://correiodobrasil.com.br/documentarios-sobre-relacoes-afetivas-dominam-premiacao-de-nova-categoria-do-festival-de-brasilia/519857/#.UGG0A41lR2Z

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.