Semsa conclui treinamento com foco na saúde de crianças e adolescentes indígenas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) dá sequencia ao seu planejamento e conclui o ciclo de treinamento para profissionais cuidarem da saúde de crianças e adolescentes indígenas

MANAUS – A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) conclui hoje, terça-feira (18), o ciclo de capacitações em Saúde da População Indígena, com foco nas crianças e nos adolescentes.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato, a atividade, que teve início em agosto, foi realizada em todos os Distritos de Saúde e alcançou aproximadamente 180 profissionais, principalmente da Estratégia Saúde da Família.

O curso da terça-feira acontece das 8h às 12h, na sede do Distrito de Saúde Leste, rua das Rosas, no Jorge Teixeira, Zona Leste de Manaus.

A técnica responsável pelas Ações de Atenção à Saúde da População Indígena e da População Negra do município, socióloga Paula Azevedo, explica que a abordagem voltada para a saúde de crianças e adolescentes indígenas fez parte do planejamento da Semsa para este ano.

“Em 2011, trabalhamos a temática da saúde da mulher indígena. Este ano direcionando para crianças e adolescentes, e no ano que vem a idéia é focar nos idosos indígenas”, destacou Paula.

Para a socióloga, a capacitação dos profissionais é importante porque o atendimento à população indígena precisa levar em conta as especificidades deste usuário, buscando a melhor forma de inseri-lo nas políticas públicas de saúde.

“Os indígenas que vivem na capital, em sua maioria estão em situação de vulnerabilidade social, um quadro que tem impacto direto na saúde dessas pessoas. É muito importante que os profissionais de saúde tenham uma visão mais ampla e contribuam para o processo de inclusão dessas populações na rotina de atendimento da rede de saúde”, afirma Paula.

A capacitação tem como tema principal a “Situação de Saúde X Doença em Crianças e Adolescentes Indígenas”, abordando ainda “Doenças de maior prevalência e incidência em crianças e adolescentes indígenas e formas de tratamento em cada cultura”, “Situação de saúde X Doenças em crianças e adolescentes indígenas residentes em área urbana e área rural do município de Manaus” e “Amamentação por mães adolescentes”.

Em agosto, a capacitação foi direcionada aos profissionais do Distrito de Saúde Sul. Na semana passada (dias 10 e 11) o treinamento contou com a participação dos profissionais dos Distritos Oeste e Rural, encerrando-se na terça-feira, pelo DISA Leste.

http://acritica.uol.com.br/noticias/Amazonas-Manaus-Cotidiano-Saude-Semsa-treinamento-criancas-adolescentes-indigenas_0_775722494.html#.UFh7nUUFSUs.gmail

Enviada por José Carlos para Combate ao Racismo Ambiental.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.