XXVI Encontrão da COPIPE

APOINME – O encontrão da Comissão de Professores Indígenas de Pernambuco – COPIPE foi realizado de 23 a 26 de agosto, na aldeia Serra Umã, TI Atikum, o tema foi Educar para Descolonizar, onde os professores e lideranças presentes puderam discutir o atual cenário nacional para os povos indígenas.    Nesse encontrão que teve a participação de mais de 400 lideranças e professores indígenas de Pernambuco, dos povos Truká, Pankará, Atikum, Pankararu, Entre Serras Pankararu, Kapinawá, Kambiwá, Pipipã, Xukuru, contou também com a presença da APOINME através Coordenador Geral Uilton Tuxa e o secretario executivo Renato Tupiniquim,  da CNPI representada por Marcos Xukuru, e a assessoria de Sandro Lobo e Eliene Amorim.

A abertura se deu com o tradicional ritual, onde todos os indígenas presentes puderam expressar seus cantos, para o bom andamento do evento, dando continuidade ao encontro foi formada a mesa que se tratava da portaria 303 da AGU, PEC 215, obras do PAC entre outras ações que impactam diretamente os povos e territórios indígenas, essa mesa foi composta por Marcos Xukuru, Sandro Lobo Claudemir Pipipã e André Xukuru, e com certeza essa discussão foi a mais polêmica do evento.

Houve o momento de trabalho de grupo, onde os professores se reuniram para expor  suas opiniões sobre a mesa, após as apresentações dos grupos que aconteceu na manhã do segundo dia do evento, Uilton Tuxa fez um histórico da PEC 215 e esclareceu na sua concepção o motivo a que levou a AGU a criar a portaria 303, e segundo ele “hoje vivemos o pior cenário político para os povos indígenas de todos os tempos, pois nem no tempo da ditadura era tão ruim pra nós, pois o governo militar não nos dava muitos direitos, mas também não tirava os que nós tínhamos”. Teve também a leitura da resolução numero 5, onde novamente ouve uma reunião em grupos, e após a reunião teve a apresentação com as opiniões de cada grupo.

A  Conjuntura Estadual da Política de Educ.Escolar Indígena, foi formado uma mesa com Elizangela Entre Serras Pankararu e Agnaldo Xukuru que falaram sobre Educação Estadual e União dos povos – fortalecimento da Copipe, categoria, concurso, política do estado, transporte, universidade e conselho.

Foi falado também sobre os avanços e retrocessos que a educação escolar teve ao longo de sua historia, e para encerrar as atividades do segundo dia do evento, teve a noite cultural que também já é uma tradição dos encontrões da COPIPE, onde todos os povos presentes puderam realizar suas manifestações culturais e tradicionais, ou seja, uma grande socialização entre eles.

Para encerrar o evento, foi lido o documento final e a moção de repudio contra a portaria 303 da AGU, e assim como fui inicio também foi encerrado com cânticos de cada povo.

Parabéns a COPIPE, por mais um encontrão, e também parabenizo a sua forma de organização, pois são poucos estados Brasileiros em que os povos indígenas realizam um evento coordenado e financiado por eles mesmo.

MOÇÃO DE REPÚDIO DOS POVOS INDÍGENAS DE PERNAMBUCO À PORTARIA 303 DA AGU…

DOCUMENTO FINAL DO XXVI ENCONTRÃO DA COMISSÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS DE PERNAMBUCO – COPIPE…

http://apoinme.org.br/

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.