Rede de Estudos Rurais lança Dossiê 3: “Contextos Rurais e Agenda Ambiental no Brasil: práticas, políticas, conflitos, interpretações” (para baixar)

Enviada por Thiago Lucas para Combate ao Racismo Ambiental

Apresentação, por Leonilde Servolo de Medeiros*

Com esta coletânea a Rede de Estudos Rurais chega a seu terceiro Dossiê, na verdade um livro eletrônico, dedicado, desta vez, ao tema da agenda ambiental e dos estudos rurais.

O título escolhido, “Contextos Rurais e Agenda Ambiental no Brasil: práticas, políticas, conflitos, interpretações“, indica a amplitude de temas tratados. Nas páginas que seguem são abordadas questões contemporâneas e polêmicas, tais como uso de biotecnologias e de organismos geneticamente modificados; gestão de recursos naturais; mudanças sociais e conflitos étnicos provocados por intervenções sobre modos de vida tradicionais; conflitos sociais interpretados à luz de temas trazidos pelas discussões em torno da injustiça ambiental; marcos regulatórios da silvicultura como campo de disputa política; dilemas que se colocam frente à pecuarização da região amazônica, entre outros.

Envolvendo diferentes pontos de partida teóricos e metodológicos, bem como distintas abordagens disciplinares, os artigos que compõem esta publicação apresentam alguns exemplos da complexidade e diversidade que revestem os conflitos ambientais em diferentes pontos do país. O pano de fundo para sua emergência e desdobramentos, bem como alguns de seus impasses cruciais são abordados, de forma mais abrangente e problematizadora, no capítulo introdutório elaborado pelos organizadores desta coletânea.

A publicação foi composta a partir de uma chamada voltada para jovens pesquisadores (mestrandos e doutorandos), divulgada pela Rede de Estudos Rurais. Os artigos que se apresentaram, alguns assinados também pelos orientadores, foram analisados por uma Comissão Editorial composta por especialistas no tema, que assumiu a tarefa espinhosa de seleção dos trabalhos, diálogo com os autores cujos textos foram selecionados, revisão, organização e elaboração de um texto introdutório, capaz de fornecer um pano de fundo e, ao mesmo tempo, estabelecer conexões entre temas variados.

Nesta apresentação, a Diretoria da Rede de Estudos Rurais não poderia deixar de agradecer profundamente aos pesquisadores que nos enviaram seus trabalhos para publicação, bem como aos colegas Jalcione Almeida, Cleyton Gerhardt e Sonia Magalhães pela dedicação e empenho que tiveram para dar vida à proposta desta coletânea e transformá-la no produto que os leitores agora têm em mãos.

Com esta publicação a Rede de Estudos Rurais busca alimentar o debate inspirador de boa parte das discussões do seu 5º. Encontro, realizado entre os dias 3 e 6 de junho de 2012, que deu centralidade ao tema Desenvolvimento, Ruralidades e Ambientalização: paradigmas e atores em conflito, e que procurou enfatizar as polêmicas que a ele subjazem, bem como as diferentes versões socialmente construídas para a ideia de desenvolvimento.

Trata-se, como tem sido o espírito da Rede de Estudos Rurais, de abrir espaço para diferentes vozes e versões, criando condições para uma reflexão cuidadosa sobre quem são os sujeitos (nem sempre visíveis nos debates) e beneficiários do padrão de desenvolvimento em curso, que segmentos são por eles afetados e de que forma.

Esperamos que essa discussão prossiga ao longo de nossas atividades nos próximos anos. O tema é desafiador e esta publicação pretende ser mais uma das contribuições que a Rede de Estudos Rurais pode trazer no sentido de mostrar as diferentes facetas e dilemas da questão ambiental no Brasil.

Rio de Janeiro, julho de 2012.

*Presidente da Rede de Estudos Rurais
http://www.redesrurais.org.br/

Comments (4)

  1. Oi, Miguel, tentei agora, e o Chrome impediu meu acesso informando que o saite está um um malware! Sugiro dar um tempo para que eles resolvam o problema e tentar novamente. Boa sorte. Tania.

  2. Gostaria de informar que o link de acesso ao download deve estar corrompido, pois já tentei inúmeras vezes fazê-lo e não consigo.

  3. Reinaldo,
    ele foi feito para baixar diretamente da internet. É só você clicar no título “Contextos Rurais…”, e o dossiê baixa para o seu micro.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.