Se a USP quer ser vanguarda, não pode ser tão conservadora do ponto de vista espacial e político

por Raquel Rolnik*

Recentemente fui entrevistada pelo coletivo “USP por São Paulo”, que reúne estudantes de diversas faculdades da universidade e, atualmente, tem desenvolvido o projeto #USPOCUPA.

De acordo com o grupo, o projeto pretende aproveitar o ano eleitoral para “mapear propostas inovadoras pensadas pela comunidade uspiana não só para qualificar o debate eleitoral, mas para pedir dos candidatos um posicionamento e, assim, resgatar a capacidade da universidade em influenciar a vida pública.”

O grupo também está elaborando um concurso para selecionar 12 propostas da USP para a cidade de São Paulo. As ideias recebidas ficarão reunidas em uma plataforma virtual, onde 12 serão escolhidas para serem apresentadas aos candidatos à Prefeitura. Poderão participar com envio de propostas estudantes, professores, funcionários, núcleos de pesquisa e de extensão, centros acadêmicos e outras entidades ligadas à USP.

Além de mim, já foram entrevistados os professores da ECA Eugênio Bucci e Luli Radfahrer, e também o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Mais informações sobre o #USPOCUPA:

Página no Facebook: http://www.facebook.com/USPocupa
Site: http://uspocupa.org.br/

*Raquel Rolnik é arquiteta e urbanista formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, onde ministra disciplinas sobre planejamento urbano. É também relatora especial do Conselho de Direitos Humanos da ONU para o Direito à Moradia Adequada e colunista do Yahoo. Foi diretora de Planejamento da cidade de São Paulo de 1989 a 1992, consultora de cidades brasileiras e latinoamericanas em politica urbana e habitacional e coordenadora de Urbanismo do Instituto Pólis. Foi também secretária nacional de Programas Urbanos do Ministério das Cidades entre 2003 e 2007.

Se a USP quer ser vanguarda, não pode ser tão conservadora do ponto de vista espacial e político

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.