“Jardim de Ideias: plantando livros, colhendo sonhos”. Uma campanha para as crianças das ocupações do Rio, para a qual vale contribuir

Tania Pacheco

A ideia surgiu terça-feira, 31 de julho, numa página nova do Facebook: Jardim de Idéias. Sem nomes de pessoas, só esse título, com um um objetivo bem claro: “montar bibliotecas infantis em ocupações, com estruturas simples e livros arrecadados em mutirões e doações”. E, em seguida, a “descrição”:

Com quantas palavras se faz um sonho?
Toda criança tem direito de embarcar no mundo mágico dos livros. Pensando nisso, criamos o Jardim de Ideias. Nosso projeto visa montar bibliotecas infantis em ocupações, com estruturas simples e livros arrecadados em mutirões e doações. Para participar é muito fácil, basta entrar em contato com a gente que enviaremos uma ficha para ser preenchida com nome, quantidade de livros e local de fácil acesso, que indicaremos um ponto de apoio. 
Jardim de Ideias, plantando livros, colhendo sonhos.

A primeira ocupação a receber os livros deverá ser, de acordo com as informações,  a Luiza Mahin, na Glória. Mas a ideia foi crescendo e ganhou inclusive outra página, citando e apoiando a primeira e propondo também a doação não só de livros infantis como de “gibis, brinquedos, almofadas, aqueles tapetes de montar de criança”… E já não mais restrita à cidade, mas para todo o estado do Rio de Janeiro, juntamente com um pedido:

Qualquer ajuda é bem vinda! Essas crianças são demais e merecem! Falem com os amigos, com os não amigos, primos, tios, vizinhos, com seu cachorro, papagaio, compartilhem nos seus grupinhos do facebook… Eu comecei falando com alguns amigos, mas como tanta gente se mostrou disposta a ajudar resolvi ampliar. O projeto é demais! Ainda não definimos como vamos recolher as doações, mas isso é o que menos importa! A gente dá um jeito em nome dessas crianças…”

Dois dias depois, o primeiro “encontro de arrecadação” estava marcado para o dia 7 de agosto, na PUC, onde já estão funcionando, inclusive, dois postos para doações, na CARI (casa VI da Vila dos Diretórios) e na CAFIL (casa VIII da Vila dos Diretórios (para quem não sabe, o endereço é Rua Marquês de São Vicente 225, na Gávea). E outros pontos de apoio foram criados em Copacabana, na Barra, Centro (Cariib – Centro Acadêmico de Relações Internacionais do Ibmec –  Cariib (Centro Acadêmico de Relações Internacionais do Ibmec, na Av. Presidente Wilson 118, 2. andar, com Paulo Monteiro), Campo Grande, Nova Iguaçu e Pavuna.

Para participar, basta entrar em contato via Facebook, que Kika Hamaoui (responsável pela ideia inicial e pela criação da Jardim de Ideias) indicará o ponto de apoio mais próximo. Ou seguir a indicação de Bárbara Macedo, que conheceu o “projeto super bacana” e resolveu “mergulhar de cabeça”, começando pela criação da página Doação de Livros e Brinquedos e continuando com a abertura dos dois espaços na PUC.

Os acessos às duas páginas (abertas) podem ser feitos clicando nos seus nomes: Jardim de Ideias ou Doação de Livros e Brinquedos.

Penso que é uma bela iniciativa, que merece todo o apoio. Em meio a expulsões, agressões e toda a sorte de desrespeitos às comunidades, parabéns a quem se dispõe a colaborar, como Kika escreveu, “plantando livros, colhendo sonhos”.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.