Sem Terra ocupam agências do Banco do Nordeste em Pernambuco

Trabalhadores rurais do MST ocuparam na manhã desta quinta-feira (28) as agências do Banco do Nordeste nos município de Bezerros e Pesqueira, em Pernambuco.

Os agricultores denunciam a situação de emergência vivida nos assentamentos e comunidades rurais em toda a região do semiárido do Nordeste, assolado por uma seca que tem sido considerada por muitos especialistas como a pior dos últimos 30 anos.

Ao todo, segundo dados das defesas civis estaduais, mais de 750 municípios já decretaram situação de emergência por conta da estiagem e mais de 4 milhões de pessoas estariam em áreas diretamente afetadas. Só em Pernambuco, já são 72 cidades em situação de emergência.

Para os Sem Terra, por um lado faltam políticas estruturantes para convivência com o semi-árido, e por outro os governos têm sido incapazes de estabelecer políticas concretas e eficientes de combate aos efeitos da seca.

Uma das principais questões trazidas pelos agricultores é a extrema burocracia exigida para a obtenção do crédito estiagem, o que dificulta o acesso por grande parte das famílias.

“Se a proposta é ter um crédito emergencial, que possa salvar pelo menos parte das lavouras e da pecuária para evitar maiores danos aos agricultores, ele tem que ser de acesso rápido e fácil. Do jeito que ele está estruturado, os agricultores que conseguirem acessar, quando o crédito chegar já não terá mais nada para ser salvo”, afirma Jaime Amorim, da Direção Estadual do MST. “O crédito tem que contar também com propostas de investimentos estruturadores, para além do custeio emergencial”, continua Amorim.

Nesse momento, em virtude das mobilizações, um grupo da Direção Estadual do MST está reunido com representantes do Bando do Nordeste no Estado. A pauta apresentada pelo MST reivindica ainda crédito para a estruturação da produção irrigada nas áreas com potenciais; fomento especial para estiagem, no valor de R$ 4 mil por família; acesso a recurso para a construção de cisternas; e a criação de assentamentos em todas as áreas ao redor dos canais da transposição do Rio São Francisco, conforme compromisso já assumido pelo Ministério da Integração Nacional.

http://www.mst.org.br/Sem-Terra-ocupam-agencias-do-Banco-do-Nordeste-em-Pernambuco#.T-0ZF8o-Fak.gmail

Enviada por José Carlos.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.