Tendas Temáticas na Cúpula: Egídio Brunetto

Egídio Brunetto (créditos: mst.org.br)

As tendas que ocuparão o Parque (Aterro) do Flamengo durante a Cúpula dos Povos para as atividades autogestionadas e plenárias receberam nomes de figuras importantes na luta pela igualdade e nas reivindicações por transformações sociais em todas as esferas.

Nós decidimos, então, aproveitar o espaço para tentar contar para vocês como cada uma destas pessoas contribuiu para a sociedade. Desta vez, apresentamos o brasileiro Egídio Brunetto, fundador da Via Campesina Internacional. Na tenda Egídio Brunetto, serão realizadas atividades autogestionadas de articulação.

Serão montadas, no total, cinco plenárias, 36 tendas de atividades autogestionadas e 14 tendas financiadas por entidades específicas (CUT, FBOMS, Rebea etc.).

História

Egídio Brunetto nasceu numa família de camponeses sem terra, trabalhou desde criança na roça e envolveu-se com a Pastoral da Terra na região de Xanxerê, em Santa Catarina. Foi na década de 1980 que Egídio tornou-se um militante.

A partir daí, ele contribuiu enormemente para a organização do Movimento dos Sem Terra em todo o país – uma luta que era, e continua sendo, marcada pela reivindicação da reforma agrária e de transformações sociais. Egídio foi o responsável por manter o relacionamento com as organizações camponesas na América Latina e no Mundo – e fundou a Via Campesina Internacional.

Egídio morreu em novembro do ano passado, num acidente de carro.

http://cupuladospovos.org.br/2012/06/tendas-tematicas-na-cupula-egidio-brunetto/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+CupulaDosPovosNaRio20+%28C%C3%BApula+dos+Povos+na+Rio%2B20%29

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.