“Marãiwatsédé e a RIO+20 : Não podemos esperar mais 20 anos”

Em 2012, as promessas para devolução do território tradicional do povo indígena Xavante de Marãiwatsédé completam duas décadas. Desde a Rio92, o governo brasileiro afirma que a terra, de onde os indígenas foram retirados à força em 1966, deve ser plenamente ocupada pelos seus verdadeiros e legítimos donos. Mas até hoje eles continuam sofrendo graves ameaças à sua integridade física, cultural e territorial, enquanto burocracias emperram o processo de retirada dos ocupantes não-índios, que devastaram em 20 anos cerca de 85% da terra indígena.

Esse impasse acontece na região mais isolada e desassistida de Mato Grosso, onde são elevados os índices de violência no campo, trabalho escravo, desmatamento e produção irregular de gado e grãos. Apesar de tantas ilegalidades, políticos locais se esforçam para que a sociedade brasileira continue sem saber dessa história. Por isso, precisamos da sua ajuda para levar o drama da Terra Indígena Marãiwatsédé à atenção nacional e internacional durante a Rio+20.

Durante os eventos que compõem a Rio+20, vamos expor belíssimas fotografias sobre o cotidiano Xavante em Marãiwatsédé, revelando como os indígenas têm superado as dificuldades decorrentes da violação de direitos humanos para realizar suas práticas culturais. Sua doação será importante também para que possamos custear a ida de um grupo de lideranças Xavante ao evento. Lá, elas poderão demonstrar seus cantos, suas danças e, principalmente, fazer a cobrança pela devolução de Marãiwatsédé.

Sobre os Xavante

Os Xavante se autodenominam A’uwê Uptabi (“gente verdadeira”). Pertencem ao tronco lingüístico macro-jê e à família lingüística jê. São um povo tradicionalmente coletor, caçador e pescador. Seus principais rituais incluem: oi’ó (praticado por meninos com até 12 anos de idade e que marca o pertencimento a um clã), dahono (o ritual mais importante dos Xavante, pois marca a iniciação dos homens a vida adulta) e o wai’á (ritual com várias modalidades, cada uma com um objetivo — cura de enfermidades, iniciação ao mundo espiritual, etc.), entre outros. Produzem artesanato com o buriti, algodão, madeira e algumas sementes. Apesar das ameaças à sua soberania territorial, a cultura Xavante continua a se manifestar com extrema vitalidade, sendo retransmitida de geração em geração através da língua, dos rituais e cerimoniais.

Entre suas práticas esportivas estão o uiwede (“corrida de tora de buriti”), uma corrida de revezamento em que duas equipes de gerações diferentes correm cerca de 8 km, passando uma tora de palmeira de buriti de cerca de 80 kg de um ombro para o outro até chegarem ao pátio da aldeia.

Em Marãiwatsédéhá apenas uma aldeia onde vivem cerca de 800 pessoas, das quais cerca de 300 são crianças. Numa pequena área sem acesso à água limpa e com poucos recursos naturais, os Xavante permanecem juntos como forma de proteção contra as ameaças dos fazendeiros que invadiram seu território. Eles instalaram empreendimentos agropecuários com apoio do governo estadual e de políticos locais e provocam desmatamentos na tentativa de inviabilizar a permanência dos Xavante.

Os Xavante, representados pela FUNAI, venceram a briga na Justiça pela retirada dos não-indígenas. No entanto, o governo federal ainda não implementou o plano de desintrusão da Terra Indígena Marãiwatsédé

OPAN – Operação Amazônia Nativa

A OPAN é a primeira organização indigenista fundada no Brasil, em 1969. Mantém equipes que trabalham em parceria com povos indígenas no Amazonas e no Mato Grosso, desenvolvendo ações voltadas à garantia de seus direitos, gestão territorial e busca de alternativas de geração de renda baseadas na conservação ambiental e no fortalecimento das culturas indígenas.

Produção OPAN e Forest Comunicação

Roteiro: Thiago Foresti e Andreia Fanzeres
Produção: Amanda Fernandes
Finalização: Marcelo Ponce
Narração: Herman Hudson de Oliveira

Comments (3)

  1. felis pela deferencia ao publicar a verdade.os trabalhadores de posto da mata,estao a naos sendo insultados injustamente,este comentario antaerior e pura verdade,embora nao estaja ai descrito quase nada das inumeras armaçoes que estao no processo que alias ao contarrio de tido que acontece na justiça deste que anda a passos de tartaruga,sofre discriniçao ate no tramite,pois o processo da area suia missu,nao anda como a media nacional,ele esta voando e tudo sendo atropelado,o dr sousa prudente que mandou continuar a injusta e atrapalhada desocupaçao estara como palestrante na rio+20 ,sendo assim ja esta feito seu comercial o resto que se exploda.QUE PENA!!!!MAS E TUDO ESQUERDA FESTIVA E INCONSEQUENTE QUE TEM A MAO FRIA DA PERSEGUIÇAO.SOMOS MILHARES DE TRABALHADORS BRASILEIROS NATOS.QUANTA INSEGURANÇA JURIDICA NO CAMPO

  2. Acho que vcs deveriam se informarem primeiro, do que colocar essas inverdades nestes site, vcs sabem que a Titulação da Area total da Agropecuaria Suia Missu é de 635.000 hectares, se vcs dizem que eram povoados por Xavantes, como so restaram 153.000 hectares , como eles conseguiram desmarcar a 60 anos atras com tanta precisao sem GPS, sem Pontos Inicial, com um mapa de demarcação com tantos retornos( acho que so imaginar) que uma tremenda armação por Parte da Funai. Agora outro ponto crucial, O Estado do Mato Grosso venderam os Titulos , receberam, ou SERA que nao vivemos em um País que existe Leis, e uma Democracia, O sera Justo os Compradores destas Fazendas Perderem o dinheiro investidos , Os pequenos Produtores perderem tudo que tem , Os xanvates nao, eles possuem mais de 5 reservas na regiao Barra do Garças, Nova Xavantina, e outas cidades mais de 300.000 hectares agora pega e divide pela população deles, imagina que tremenda vergonha para a Funai, querendo tomar terras ja tituladas com Registro torres registrados, acho que os Produtores nao merecem essas Injustiças , espero que Na Rio+20 seja mostrado a verdade para a População, ( vcs Sabem que a Carne que eles alimentam sao os Fazendeiros que dão para eles) outra coisa Ainda nao acabou a demanda na Justiça esta ainda do TRF1 ainda nao subiu para STF.

  3. porque de tanta MENTIRA.MATA MEDONHA E O QUE SIGNIFICA MARAWAITSEDE.ELES SAO DE OUTRA REGIAO.ESTA FARTAMENTE DOCUMENTADO MAS OISTO NAO INTERESSA E NAO E PUBLICADO APOS MODERAÇAO.NO FINAL A VERDADE PREVALECERA SOBRE OS INTERESSES POLITICOS E EMPREGATICIOS

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.