RJ – Seminário de Enfrentamento aos Impactos dos Agrotóxicos na Saúde Humana e no Ambiente: 4 e 5 de junho, na Fiocruz

Os agrotóxicos contaminam o ar, o solo, a água, a biota e os alimentos in natura e processados, causando efeitos danosos, na maioria irreversíveis, sobre o ambiente, a biodiversidade e os seres humanos trabalhadores e residentes do campo, das florestas e das áreas urbanas.

A exposição aos agrotóxicos pode levar ao aparecimento de amplo espectro de efeitos tóxicos, como infertilidade, distúrbios do Sistema Nervoso Central, imunossupressão e câncer. A subnotificação de intoxicações por agrotóxicos é uma realidade mundial; estima-se que para cada caso notificado existam 50 não registrados. No Brasil, em 2011 (SINAN), foram registrados 8.000 casos, a maioria entre 20 e 49 anos de idade.

No cenário nacional pesquisadores da FIOCRUZ e de diversas instituições públicas do paÍs se empenham no estudo dos agrotóxicos e de seus impactos socioambientais. Dentre as preciosas contribuições ao tema estão: educação e informação das populações vulneráveis; apoio a ações intersetoriais e da sociedade civil para o debate e dimensionamento dos impactos; participação no Fórum Nacional e Estaduais de agrotóxicos; fornecimento de substâncias químicas de referência para o controle de qualidade laboratorial da água potável, alimentos e produtos domissanitários; estudos de toxicidade descritiva e mecanística; reavaliação toxicológica subsidiando a revisão do registro pelos órgãos competentes; coordenação da coleta, compilação, análise, divulgação dos casos de intoxicação, educação em saúde do campo, apoio na produção de filmes, a exemplo do “O Veneno está na Mesa”, do cineasta Silvio Tendler, o fomento a agroecologia e outras ações da Campanha Permanente Contra os Agrotoxicos e Pela Vida.

Nesse cenário de riscos e vulnerabilidades e se aproximando a Rio+20, na qual será debatido o atual modelo de desenvolvimento agrário e os impactos socioambientais e à saúde, a FIOCRUZ convida os profissionais de saúde, os movimentos sociais do campo e a sociedade em geral a participarem do SEMINÁRIO DE ENFRENTAMENTO AOS IMPACTOS DOS AGROTÓXICOS NA SAÚDE HUMANA E NO MEIO AMBIENTE, com o objetivo de compartilhar experiências e formar uma rede em defesa da segurança e soberania alimentar e da proteção ao trabalhador, contra os impactos dos agrotóxicos visando a promoção da saúde ambiental e humana.

Programação

As inscrições para o evento serão feitas a partir das 8:00 horas do dia 4 de junho, no Auditório Térreo da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), na Rua Leopoldo Bulhões, 1480, Manguinhos.

Enviada por José Paulo Vicente da Silva.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.