III Encontro Popular da Bacia do São Francisco começou ontem, 25, com povos e sabores do rio

O III Encontro Popular da Bacia do rio São Francisco foi aberto ontem, 25, com a participação de cerca de 80 representantes das lutas populares de toda a bacia.

Na abertura do encontro, indígenas, quilombolas, pescadores, representantes de organizações sociais e de pastorais da igreja se apresentaram, cantaram e comeram do sabor do rio, um beiju feito e servido quente para todos os representantes.

Ainda pela manhã, Roberto Malvezzi e Soraya Tupinambá fizeram uma análise de conjuntura sobre as questões sócio-ambientais que estão em voga na bacia do rio São Francisco, no país e no mundo.

À tarde, foi dada continuidade aos trabalhos com discussões em grupos sobre quatro temáticas: Terra/Território, Energia, Mineração e Revitalização x Transposição. Experiências sobre essas quatro temáticas, das quatro regiões da bacia (Alto, médio, submédio e baixo São Francisco) estão sendo apresentadas e discutidas. Uma das experiências apresentadas é a vivida pela população de Itacuruba (PE), que está sendo ameaçada pela implantação de uma Usina Nuclear.

A população local tem se mobilizado para impedir a implantação do projeto e os protestos culminarão  com a marcha no dia 3 de junho, na cidade de Itacuruba.

Hoje, 26, os participantes do encontro farão intercâmbio, visitando experiências exitosas de revitalização. O Rio dos Cochos, que foi recuperado a partir da organização comunitária local e o território dos indios Xacriabás, recentemente conquistado serão algumas das experiências visitadas.

http://www.saofranciscovivo.com.br/node/1001. Enviada por Ruben Siqueira.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.