“Tempo em Curso” está disponível, com os últimos indicadores do mercado de trabalho

Enquanto o portal do LAESER não volta ao ar, você pode acessar a edição de janeiro de 2012 do boletim eletrônico mensal de nosso Laboratório clicando AQUI.

O “Tempo em Curso” é dedicado ao estudo dos indicadores do mercado de trabalho metropolitano brasileiro desagregado pelos grupos de cor ou raça e gênero. A origem dos dados é a Pesquisa Mensal de Emprego (PME), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Este número do “Tempo em Curso”, além de dados da conjuntura do mercado de trabalho no período, corresponde à continuidade do estudo especial realizado pelo LAESER, que consiste em uma comparação entre os indicadores do mercado de trabalho gerados pelas estatísticas do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e as bases de dados do IBGE.

Desta vez, foram comparados os indicadores selecionados sobre as desigualdades de cor ou raça no mercado de trabalho formal do país, segundo as bases da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e da Pesquina Nacional por Amostra de Domicílios (IBGE).

Nesse sentido, se de um lado, foi possível verificar que a RAIS, no que tange à variável Raça/cor, possui um viés decorrente de um peso relativo de trabalhadores brancos superior ao da PNAD, por outro lado, apresenta diversas informações que parecem compatíveis, tais como a forma de distribuição dos trabalhadores ocupados com carteira assinada pelo território nacional, pelos setores de atividades e as diferenças salariais verificadas.

Mais uma vez, nós, do LAESER, contamos com vosso diálogo, críticas e reflexões.

Marcelo Paixão – Professor do Instituto de Economia da UFRJ; Coordenador do LAESER

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.