Prêmio ANA 2012 reconhece práticas, como o tombamento e a chancela

Inscrições vão até 1º de junho

A Agência Nacional de Aguas (ANA) está com inscrições abertas, até 1º de junho, para o Prêmio ANA 2012 que, este ano, vai premiar também ações inscritas na categoria Água e Patrimônio Cultural. Podem concorrer iniciativas e propostas que se destaquem pela proteção do patrimônio hídrico nacional, por meio de instrumentos, como o tombamento e a chancela. As iniciativas devem apontar caminhos para assegurar os usos múltiplos da água, como os culturais, simbólicos, de valor cênico e paisagístico. Desde 2006, a cada dois anos, a ANA realiza a premiação.

Para participar do Prêmio ANA 2012, os interessados devem enviar os trabalhos por remessa postal registrada aos cuidados da Comissão Organizadora do Prêmio ANA 2012 no seguinte endereço: SPO, Área 5, Quadra 3, Bloco “M”, Sala 222, Brasília (DF), CEP: 70610-200. A data de postagem será considerada como a de entrega. Além disso, poderão ser apresentados trabalhos indicados por terceiros, desde que acompanhados de declaração assinada pelo indicado, concordando com a indicação e com o regulamento da premiação. Os concorrentes poderão inscrever mais de uma iniciativa.

A Comissão Julgadora será composta de um membro do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e outros especialistas com notório saber sobre recursos hídricos ou meio ambiente. Um representante da ANA presidirá o grupo, mas sem direito a voto. Os critérios de avaliação levarão em consideração os aspectos de adesão social; originalidade; transdisciplinaridade.

A iniciativa também tem que ser relacionada com bem cultural de natureza material a ser protegido pelo instrumento do tombamento; bem cultural de natureza imaterial; bem cultural que possa ser caracterizado como paisagem cultural. A proposta deve conter méritos relacionados a impactos sociais, ambientais e educacionais positivos; apresentar o caráter coletivo do bem sugerido e a articulação com aspectos ambientais.

Na edição de 2012 há oito categorias: Água e Patrimônio Cultural, Empresas, Ensino, ONG, Pesquisa e Inovação Tecnológica, Imprensa, Organismos de Bacia e Governo. Para cada uma delas, a Comissão Julgadora selecionará três iniciativas finalistas. As vencedoras serão conhecidas em solenidade de premiação em 5 de dezembro de 2012 no auditório da Caixa Cultural de Brasília. Os vencedores receberão o Troféu Prêmio ANA, concebido pelo mestre vidreiro italiano Mario Seguso exclusivamente para a premiação.

Cronograma
• Inscrições: até 1º de junho de 2012;
• Prazos de julgamento: de 6 de agosto a 14 de setembro e de 8 a 12 de outubro de 2012;
• Comunicação aos finalistas: de 29 de outubro a 2 de novembro de 2012;
• Cerimônia de premiação: 5 de dezembro de 2012.

Histórico
Em sua primeira edição, em 2006, o Prêmio ANA teve três temas em disputa: “Gestão de Recursos Hídricos”, “Uso Racional de Recursos Hídricos” e “Água para a Vida”. À época, 284 trabalhos se inscreveram. Na segunda edição, em 2008, o tema foi único: “Conservação e Uso Racional da Água”. Na ocasião, participaram 272 iniciativas em seis categorias. O último Prêmio ANA, em 2010, contou com 286 trabalhos inscritos no tema “Água: o Desafio do Desenvolvimento Sustentável” em sete categorias.

Enviada por Alenice Baeta.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.