Moradores de Quilombo protestam na UEFS após denúncia de agressão

Por Hamurabi Dias*

Na manhã desta segunda-feira (14), ocupantes do Quilombo Lucas da Feira realizaram uma manifestação nas dependências da reitoria da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) após a denúncia de que um dos integrantes do grupo sofreu agressões de um vigilante da unidade de ensino superior na última sexta-feira (11).

Quem sofreu a suposta agressão foi Marcos Santos de Souza, 35, que também é estudante da UEFS e integrante do Movimento dos Sem-Teto do Estado da Bahia (MSTB). O acusador disse que tentava sair da área da universidade com uma panela que pediu emprestada a amigos que moram na Residência Universitária.

“Eu estava acompanhado por uma garota de 11 anos e fui abordado por um segurança, que me disse que eu não poderia levar a panela, mas insisti em levar por que tinha direito, foi quando ele chutou a panela e me deu murros na boca, me derrubou e tentou me enforcar, até que veio um amigo que estava no ponto de ônibus”, relatou o estudante, que prestou queixa no Complexo Policial Investigador Bandeira, mas não foi submetido ao exame de corpo de delito.

Helder Santos, que acompanhou o movimento nesta manhã, disse que o MSTB escreverá uma carta de repúdio ao episódio. Santos afirmou que já tinha denunciado o comportamento de vigilantes da UEFS e alertado que fatos como esses poderiam acontecer. “Ninguém tomou providências. Onde estamos vivendo? Todo preto que entrar na universidade vai ter que tomar porrada?”, protestou.

O reitor da UEFS, José Carlos Barreto Santana, disse que a instituição está apurando o fato e observou que não é permitida a saída de objetos da Universidade sem ser identificada a procedência e a autorização para a retirada do mesmo. “Somos absolutamente contra qualquer tipo de violência. Os vigilantes não têm orientação para cometerem excessos”, esclareceu. Os manifestantes já deixaram o local do protesto.

*Com informações do repórter Valdir Moreira.

http://www.bomdiafeira.com.br/noticias/gerais/7871/Moradores+de+Quilombo+protestam+na+UEFS+ap%C3%B3s+den%C3%BAncia+de+agress%C3%A3o

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.