Semana da Consciência Negra faz reflexão sobre a cidadania e o racismo

Uma reflexão sobre a cidadania e o exercício do pleno direito dos povos no combate ao racismo. Esta é a proposta da Semana Municipal de Consciência Negra e do IV Seminário do NEAB/Unimontes, que acontecem em Montes Claros de 16 a 18 de maio. A iniciativa é do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Estadual de Montes Claros (NEAB/Unimontes), em parceria com a Prefeitura de Montes Claros, através da Coordenadoria de Política de Promoção da Igualdade Racial.

Os dois eventos integram a semana em que se comemora o Dia da Abolição da Escravatura (13 de maio), com a promoção de palestras e distribuição de panfletos informativos e inauguração de biblioteca.

– A intenção é promover um debate sobre as questões étnico-raciais, principalmente sobre os temas como saúde, cidadania e educação sem racismo, salienta a professora Zilmar Santos Cardoso, da comissão organizadora.

Homenagem

A programação prevê para a tarde de quarta-feira (16), a inauguração da Biblioteca Afro Waway Kimbanda, em homenagem ao professor congolês e ex-coordenador do NEAB/Unimontes, falecido em 2011.  Já na manhã de quinta-feira (17), na Praça Doutor Carlos, será realizada a Ação de Conscientização, Valorização, Reflexão e Cidadania, com exposições fotográficas e distribuição de informativos, além de aferição de pressão e testes de glicemia à comunidade.

Na tarde de sexta-feira, será realizado na sala Geraldo Freire (ao lado da Câmara Municipal), o Seminário Saúde, Cidadania e Educação sem Racismo, com as palestras Saúde da População Negra: Avanços e Desafios, pelo professor Amaro Sérgio Marques (Unimontes), O Negro no Mercado de Trabalho, pela professora Maria da Luz Alves Ferreira (Unimontes), Negro do Norte: uma reflexão sobre a situação do povo negro do Norte de Minas, pela professora Maria Railma Reis (Unimontes) e Educação e Relações Étnico-Raciais: a questão racial na educação brasileira, a ser proferida pelo professor Rodrigo Ednílson de Jesus (Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri).

As atividades serão concluídas com os lançamentos do Edital do Prêmio Zumbi/2012 e do Projeto de Intervenção do NEAB nas Escolas Públicas.

Reflexão

Ainda nesta semana, o NEAB realiza a palestra Reflexão sobre os retrocessos e avanços dos afrodescendentes no Brasil pós-abolição, a ser proferida pela doutora Iolanda de Oliveira, da coordenadoria do Programa de Educação dos Negros na Sociedade Brasileira (PENESB/UF).

http://www.onorte.net/noticias.php?id=38444

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.