Lideranças de 11 comunidades quilombolas conhecem o Programa Brasil Quilombola

Oficina tem o objetivo de elaborar o plano de ações integradas do Programa a ser desenvolvido em 2012 nas 11 comunidades prioritárias

Lideranças de 11 comunidades remanescentes de quilombo conheceram o Programa Brasil Quilombola. A apresentação aconteceu durante reunião estratégica promovida pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) com o objetivo de contribuir no enfrentamento de questões prioritárias na Saúde Pública de Alagoas. A oficina aconteceu nesta segunda-feira (14), no auditório do hotel Enseada, na Pajuçara.

Com o Termo de Cooperação Técnica, assinado no final de abril pelo governador Teotonio Vilela Filho e Ministra da Secretaria de Políticas da Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros, firmou-se a efetiva parceria com o governo Federal para ações que serão direcionadas para as comunidades quilombolas, para atender às suas necessidades e melhorar a qualidade de vida.

De acordo com Margareth Magalhães, técnica da Diretoria de Promoção da Saúde da Sesau, as 63 comunidades quilombolas do estado foram divididas em três blocos, a serem trabalhados de forma específica a cada ano. Em 2012, as comunidades prioritárias a serem trabalhadas pertencem aos municípios de Penedo, Arapiraca, Delmiro Gouveia, Água Branca, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Piaçabuçu, Santa Luzia do Norte, Teotônio Vilela, Viçosa e União dos Palmares.

As 11 lideranças comunitárias participaram da reunião, que contou com a presença de representantes das Secretarias de Trabalho e Emprego, Assistência Social, Desenvolvimento Hídrico, Mulher e Direitos Humanos e Educação.

“O trabalho de Promoção da Saúde é baseado no princípio da equidade, quando todos têm o mesmo direito, independente da especificidade de cada cultura”, apontou Eliana Padilha, diretora de Promoção da Saúde da Sesau. Segundo a gestora, a base da promoção é a qualidade de vida, alcançada com a prática de ações por meio do trabalho integrado, que visa conhecer às necessidades e realizar atendimento de maneira mais próxima dos quilombolas.

“A promoção da equidade em saúde é uma política ministerial desde 2006. É um viés que trabalha com a diversidade do sujeito e a igualdade de direitos no acesso ao Sistema Único de Saúde”, completou Eliana Padilha.

Durante o primeiro dia de oficina, os participantes compartilharam informações sobre as Políticas Públicas voltadas para a população quilombola e de articulação intersetorial na construção de estratégias para o fortalecimento do Programa Brasil Quilombola em Alagoas.

Na terça-feira (15), será apresentada a Política Nacional de Promoção da Saúde e acontecerá a construção do plano de ações integradas do Programa Brasil Quilombola a ser desenvolvido em 2012 com as 11 comunidades prioritárias. A comunidade quilombola de Tabacaria (Palmeira dos Índios) será a primeira a receber visita in loco, realizada na quinta-feira (17), para avaliação das necessidades e prestação dos primeiros serviços, como vacinação e prevenção de anemia falciforme.

http://primeiraedicao.com.br/noticia/2012/05/14/liderancas-de-11-comunidades-quilombolas-conhecem-o-programa-brasil-quilombola

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.