Lançamento Dossie Abrasco – Impacto dos agrotóxicos na saúde

Data:    Domingo, 29 de abril
Horário – 18:00 – 19:30
Local:  Capela Ecumênica, UERJ

Moderador: Luiz Augusto Facchini – Presidente, ABRASCO (Brasil)

  • Fernando Ferreira Carneiro – UnB – (DSC-NESP) e GT de Saúde e Ambiente da ABRASCO
  • Raquel Maria Rigotto – (UFC TRAMAS) e GT de Saúde e Ambiente da ABRASCO
  • Lia Augusto Giraldo – (UEP e CPqAM Fiocruz) e GT de Saúde e Ambiente da ABRASCO
  • Wanderlei Pignati (ISC e UFMT) GT de Saúde do Trabalhador da ABRASCO
  • Anelise Rizzolo (DN-FS – UNB) GT de Nutrição da ABRASCO
  • Veruska Prado (UFG) GT de Promoção da Saúde da ABRASCO

1.      Por que um Dossiê?
Nos últimos três anos o Brasil vem ocupando o lugar de maior consumidor de agrotóxicos no mundo. Os impactos à saúde pública são amplos porque atingem vastos territórios e envolvem diferentes grupos populacionais como trabalhadores em diversos ramos de atividades, moradores do entorno de fábricas e fazendas, além de todos nós que consumimos alimentos contaminados. Tais impactos são associados ao nosso atual modelo de desenvolvimento, voltado prioritariamente para a produção de bens primários para exportação.

Nos recentes Eventos da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), como o I Simpósio Brasileiro de Saúde Ambiental e o Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, foram aprovadas moções sugerindo um maior envolvimento de nossa entidade sobre essas questões, principalmente as relacionadas aos agrotóxicos.

O GT de Saúde e Ambiente da ABRASCO tem produzido várias reflexões sobre esse tema e, em sua oficina realizada no Congresso de Brasileiro de Epidemiologia, decidiu contribuir com a iniciativa de construir, junto com os GTs, Comissões e associados da ABRASCO, um Dossiê sobre o impacto na Saúde dos Agrotóxicos no Brasil.

Esse Dossiê visa sensibilizar, por meio de evidências científicas, as autoridades públicas nacionais e internacionais para a construção de políticas públicas que possam proteger e promover a saúde humana e dos ecossistemas impactados negativamente pelos agrotóxico.

2       O processo de construção
A Direção da ABRASCO aprovou a composição de um grupo executivo composto por membros de Grupos de Trabalho (GTs) e Associados que manifestaram interesse em contribuir com a elaboração do Dossiê, após ampla convocatória da entidade. O quadro 1 informa a composição desse grupo executivo.

Quadro 1. Indicações de associados para compor o grupo executivo de elaboração do Dossiê sobre os Impactos dos Agrotóxicos na Saúde

GTs e Comissões Nomes Formação Acadêmica Instituições
Saúde e Ambiente Fernando Carneiro

Raquel Rigotto

Lia Giraldo

Doutor

 

Doutora

Doutora

UnBUFCUEP e CPqAM FIOCRUZ
Saúde do Trabalhador Wanderlei Pignati Doutor UFMT
Nutrição Anelise Rizollo Doutora UnB
Promoção da Saúde Veruska Prado Alexandre Mestre UFG
Associada indicada pela Diretoria Neice Muller Doutora SMS-BG/UFPEL

Colaboradoras:

Karen Friedrich – Doutora INCQS/FIOCRUZ
Marcia Sarpa de Campos Mello Doutora INCAUNIRIO

O documento será construído em três partes, sendo que em cada uma delas haverá grande divulgação no meio científico e para a sociedade, de forma a que o processo possa ganhar densidade ao longo dos três mais importantes eventos relacionados ao tema que serão realizados em 2012.

As partes a serem lançadas serão:

Parte 1 – Agrotóxicos, Saúde, Segurança Alimentar e Nutricional – a ser lançado no World Nutrition, no dia 29 de abril de 2012, no Rio de Janeiro, RJ.

Parte 2 – Agrotóxicos, Saúde e Sustentabilidade – a ser lançado na Rio + 20 em junho de 2012, Rio de Janeiro, RJ.

Parte 3 – Agrotóxicos, conhecimento e cidadania – a ser lançado no Congresso da ABRASCO, novembro de 2012, em Porto Alegre-RS.

Página da Abrasco onde o Dossiê será disponibilizado:
http://www.abrasco.org.br/

Enviada por Fernando Carneiro.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.