Cúpula dos Povos: modo de usar

As inscrições para atividades e para imprensa da Cúpula dos Povos seguem até 05 de maio. Por isso, resolvemos esclarecer algumas questões que surgiram recentemente, tanto nos comentários quanto por e-mail.

Manteremos esta página sempre atualizada, à medida que novas questões – e novas respostas – surgirem.

***

Haverá inscrições individuais para pessoas físicas?
SIM, haverá inscrições individuais para a Cúpula dos Povos, mas elas ainda não estão abertas. Em breve, informaremos mais detalhes sobre como proceder.

***

Inscrevi uma atividade. E agora? Como saber que deu certo?
Ao enviar o formulário de inscrição ou de credenciamento, aparece uma tela de confirmação da inscrição. Caso não veja essa tela, inscreva-se novamente. Em breve, entraremos em contato por e-mail com as organizações, redes e grupos que propuseram atividades.

***

Para que atividades serão voltadas as inscrições?
Os formulários de inscrição que disponibilizamos a partir do dia 2/4 no site serão voltados para:

  • Atividades Autogestionadas de Articulação: seminários, debates, oficinas, palestras, rodas de conversa, encontros. visitas guiadas a comunidades e projetos, articuladas por temas ou por setores e propostas pelo maior número possível de organizações, coletivos ou movimentos. Isso significa que a organização da Cúpula priorizará as atividades organizadas por redes e coletivos de entidades. Articule-se! As propostas devem ter pontos de diálogo com o tema, eixos ou debates da Cúpula dos Povos. Clique aqui para inscrever atividades autogestionadas de articulação.
  • Territórios do Futuro: espaço onde reuniremos experiências demonstrativas, práticas, espaços de troca de saberes e educação popular que mostrem aos participantes da Cúpula e à sociedade caminhos para a construção de um planeta com justiça social e ambiental. Os Territórios incluem o Aterro do Flamengo e outros locais na cidade do Rio de Janeiro.Clique aqui para inscrever atividades nos Territórios do Futuro.
  • Atividades culturais: atividades musicais, de vídeo, cinema, teatro, dança, artes em geral, expressões populares e outros terão espaço e fortalecerão os laços entre os participantes da Cúpula dos Povos e desta com a sociedade.Inscrições em breve neste site.
  • Espaços de feira, de alimentação, economia solidaria, estandes: espaços para alimentação dos participantes e feiras baseadas na economia solidária e no comércio justo. Além disso, teremos estantes onde entidades e redes poderão expor seus materiais de trabalho. Inscrições em breve neste site.
  • Espaços compartilhados de Mídia Livre: áreas compartilhadas para mídia livre, coletivos radiofonicos, associações e rádios comunitárias, ilhas de edição de vídeo e um portal interativo estão previstos para funcionar no território da Cúpula dos Povos. Inscrições em breve neste site.
  • Imprensa. Inscrições em breve neste site.

Por enquanto, estão abertas apenas inscrições para Atividades Autogestionadas de Articulação e para os Territórios do Futuro.

***

Como posso me inscrever?
Todas as inscrições serão feitas por aqui, site oficial da Cúpula dos Povos na Rio+20. Você deve preencher o(s) formulário(s) e aguardar contato por parte da organização da Cúpula para confirmação. A organização da Cúpula dos Povos poderá sugerir aos organizadores de atividades soluções alternativas à proposta apresentada, de forma a adequá-las a períodos de tempo e espaços disponíveis.

***

Qualquer um pode se inscrever?
Não. As propostas de atividades devem partir de redes de organizações, movimentos e entidades. Não serão aceitas inscrições para atividades de indivíduos independentes. A organização da Cúpula dos Povos dará preferência às propostas feitas por organizações articuladas em redes e coletivos.

***

Haverá algum tipo de filtragem das inscrições ou todas as propostas serão aceitas e realizadas durante a Cúpula?
A inscrição não confirma a realização da atividade. Devido à limitação de número de espaços, confirmaremos em breve a inclusão das atividades aceitas na programação da Cúpula dos Povos.

***

Quais os critérios para as inscrições?
Para Atividades Autogestionadas de Articulação: devem ser propostas por redes, coletivos ou organizações articuladas. Quanto mais organizações e entidades articuladas em uma proposta, melhor. As atividades também devem ser espaços preparatórios para as Plenárias de convergência pré-assembléia. Assim, esse tipo de atividade deverá ser planejado para dialogar com os três eixos da Assembleia dos Povos:

  1. Causas estruturais das crises e injustiças sociais e ambientais, falsas soluções e novas formas de acumulação do capital sobre os povos e territórios;
  2. Soluções reais e novos paradigmas dos povos;
  3. Agendas, campanhas e mobilizações que unificam o processo da luta anticapitalista após Rio +20.

Recomenda-se que as atividades autogestionadas de articulação sistematizem seus resultados segundo estes eixos e apontem sua intenção em contribuir para uma das cinco plenárias de convergência.

Para os Territórios do Futuro: devem ser espaços de demonstração de para as diversas crises globais a partir dos povos do planeta. Podem ser experiências demonstrativas, práticas, espaços de troca de saberes e educação popular que mostrem aos participantes da Cúpula e à sociedade caminhos para a construção de um planeta com justiça social e ambiental.

***

Quais as formas de participação do evento, até agora?
Para redes, coletivos de entidades e organizações articuladas: inscrição em atividades autogestionadas de articulação ou nos Territórios do Futuro.

Para entidades de forma geral: você pode entrar em um dos grupos de trabalho (GT) de construção da Cúpula. É só entrar em contato com o facilitador do GT que lhe interessa e pedir para participar. Os GTs estão abertos apenas para organizações e entidades, não para indivíduos independentes.

Para entidades e pessoas fora do Rio de Janeiro: você pode fazer parte de um dos comitês estaduais. Eles estão espalhados por todo o país e se reúnem regularmente para discutir propostas e temas da Cúpula. Entre em contato com o comitê do seu estado.

***

Até quando posso me inscrever?
As inscrições para Atividades Autogestionadas de Articulação e para os Territórios do Futuro seguem até dia 20 de abril.

***

Para saber mais sobre como e por que inscrever sua atividade, assista ao vídeo que fizemos com Carlos Henrique Painel, representante do Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais (FBOMS) no Grupo de Articulação da Cúpula.

 

http://cupuladospovos.org.br/2012/04/cupula-dos-povos-modo-de-usar/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+CupulaDosPovosNaRio20+%28C%C3%BApula+dos+Povos+na+Rio%2B20%29

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.