Petição à ONU e à Presidenta Dilma Rousseff para declarar o ex-dono da ETERNIT persona non grata na Rio+20

[versão traduzida] Nós, signatários do presente apelo, urgimos veementemente às Nações Unidas, autoridades internacionais, chefes de Estado e de Governos, e  à Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, que declarem o Sr.  Stephan Schmidheiny como “persona non grata” na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, a ser realizada de 20-22 de Junho de 2012, no Rio de Janeiro, Brasil. Como um criminoso condenado por causar um desastre ambiental, Sr.  Schmidheiny  deverá ser proibido de participar deste importante evento para o planejamento e proteção do futuro de nosso planeta Terra.

Ao mesmo tempo em que o Sr. Schmidheiny é o Fundador e  Presidente Honorário do Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (World Business Council for Sustainable Development – WBCSD), ele é também o ex-proprietário do grupo transnacional ETERNIT produtor de cimento-amianto,  bem como o “filantropo” fundador da Fundação AVINA, que patrocina ações sociais e ambientais na América Latina.

Em 13 de fevereiro de 2012, em Turim, Itália, o Sr. Schmidheiny foi sentenciado a 16 anos de prisão por causar “desastre ambiental doloso permanente” e “omissão dolosa em implementar regulamentos de segurança e saúde (medidas preventivas)”, que teriam protegido seus empregados e a população em geral dos riscos mortais de exposição ao amianto reconhecidos de longa data. O amianto é um mineral cancerígeno, que causa a morte de mais de 107.000 pessoas por ano de acordo com a Organização Mundial da Saúde (World Health Organization-WHO).

Com base na sentença de condenação criminal proferida na Itália e os danos ambientais, os quais o Sr. Schmidheiny foi comprovadamente responsável por, nós, por meio deste apelo, urgimos às Nações Unidas e à Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, que declarem o Sr. Stephan Schmidheiny “persona non grata” e o proíbam de participar da Rio+20.

PARA ASSINAR A PETIÇÃO BASTA CLICAR EM http://www.ipetitions.com/petition/make-stephan-schmidheiny-persona-non-grata-at/ E FORNECER NOME E E-MAIL. SE QUISER COMENTAR, PODE SER EM PORTUGUÊS. DEPOIS, CLICAR EM SIGN NOW.

Enviada por Fernanda Giannasi.

Comments (3)

  1. temos q fazer mas petiçao como essa,vomos fica de olhos na nossa natureza ,pra novas geraçao.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.