Comunidades quilombolas recebem incentivo à leitura

Por Drielly Jardim

Há cerca de 30 quilômetros de Brasília, crianças, jovens e adultos da comunidade Mesquita, quilombo mais próximo da capital federal e certificado pela Fundação Cultural Palmares desde 2006, descobrem novas perspectivas e ampliam seus conhecimentos por meio do hábito da leitura. A importância dessa prática foi reforçada com a chegada da Arca das Letras, programa do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) que implanta bibliotecas nas comunidades rurais brasileiras.

Segundo Sandra Pereira Braga, liderança do quilombo, os livros da biblioteca contribuíram ainda mais para a valorização da cultura na comunidade. “A Arca ajudou toda a comunidade a criar o hábito de ler, e isso é fundamental, porque nos possibilita descobrir novos horizontes e valorizar a nossa própria cultura”, afirma.

O acervo inicial de cada arca do programa conta com aproximadamente com 200 livros selecionados para contribuir com a pesquisa e o lazer das populações que vivem no campo. Os exemplares são escolhidos de acordo com a indicação e demanda das famílias atendidas. Os acervos são formados por literatura infantil, para jovens e adultos, livros didáticos, técnicos, especializados e de referência ao exercício da cidadania. 

Sandra ressalta ainda, que a Arca das Letras também ajuda em outros projetos dentro do quilombo. “Para os próximos dias, a nossa ideia é realizar rodas de leitura focadas em questões ambientais. Para isso, já solicitei ao programa livros que abordem esse tema e possam nos ajudar na pesquisa. Além de amplar o nosso acervo, vamos unir a leitura com questões essenciais para o quilombo, como a preservação ambiental e a sustentabilidade”, ressalta.

Desde 2003, o programa já implantou cerca de 435 bibliotecas rurais em áreas remanescentes de quilombos em diversos estados do país.

Incentivo à leitura – O programa Arca das Letras tem como objetivos principais apoiar a valorização e difusão das culturas tradicionais; contribuir para o avanço educacional; aprimorar o trabalho de campo e orientar sobre o exercício da cidadania.

Atualmente, o programa conta com um acervo de 2,6 milhões de livros distribuídos nas milhares de bibliotecas espalhadas por todo o Brasil. Os livros são obtidos por meio de doações de editoras, escolas, bibliotecas, artistas e sociedade. Para arrecadar os exemplares, são realizadas campanhas mobilizadoras em agências bancárias, shoppings, postos de gasolina, feiras e em eventos ligados à leitura e agricultura familiar do país.

http://www.palmares.gov.br/?p=18961

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.