O ator Steve McQueen recebe hoje homenagem póstuma da Associação de Defesa dos Atingidos pelo Amianto

Por Celeste Monforton

O falecido ator Steve McQueen será homenageado esta noite pela Asbestos Disease Awareness Organization (ADAO), entidade que luta pelas vítimas do amianto, com o prêmio “Keep Me in Your Heart” (“Mantenha-me em seu coração”, em tradução literal). McQueen estrelou dezenas de filmes, incluindo “Bullit” (1968) e “Papillon” (1973). Ele morreu em novembro de 1980, após ser diagnosticado um ano antes com mesotelioma pleural, um câncer causado pela exposição ao amianto.

Sua mulher, Barbara Minty McQueen, receberá o prêmio durante a Conferência Anual da entidade, que acontecerá de hoje, 30 de março, a 1º de abril, em Los Angeles, Califórnia. Sobre a premiação, Barbara afirmou: “A morte de Steve foi uma provação longa e dolorosa, e meu coração está com aqueles que foram expostos ao amianto, assim como seus entes queridos. Somos todos da mesma família, e eu elogio a ADAO pelo ótimo trabalho que fazem em para que as pessoas se conscientizem da ameaça que é o amianto”.

O prêmio “Keep Me in Your Heart” é assim denominado por causa do cantor e compositor Warren Zevon, que morreu aos 56 anos de mesotelioma peritoneal, um outro tipo de câncer causado pela exposição ao amianto. Sua canção com o mesmo título foi a última música que compôs antes de sucumbir à doença do amianto, em 2003. Seu filho, Jordan Zevon, é porta-voz honorário da ADAO e irá entregar o prêmio a Barbara McQueen.

“Mesothelioma é uma doença trágica mais comum do que as pessoas imaginam, e é importante reconhecer o espírito de Steve e seu sofrimento, mais tarde, a fim de valorizar sua memória e aumentar a consciência sobre os perigos do amianto”, disse Jordan Zevon. “Nos seus respectivos campos, Zevon e McQueen eram a definição do charme, inteligência, sagacidade e o coragem. No entanto, por mais fortes que tenham sido, ambos perderam a luta para o câncer relacionado ao amianto.”

A ADAO trabalha para garantir a voz das vítimas do amianto em todo o mundo. No mês passado, o grupo lançou uma petição para obrigar os líderes do Canadá e dos EUA a aprovarem um plano para deter a exposição ao amianto e colocar um fim às doenças relacionadas a ele.

http://www.silobreaker.com/actor-steve-mcqueen-honored-posthumously-by-asbestos-disease-advocacy-group-the-pump-handle-5_2265408537821708522

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.