Ponto de Cultura Olga Benário promove ação em Catanduvas, Santa Catarina

Por Fábio Reis, Da Página do MST

Cerca de 35 jovens se reuniram no assentamento 25 de julho, no centro de formação Olga Benário, em Catanduvas (SC), para participarem do seminário “ A Formação do Povo Brasileiro e a Expressão da Cultura Popular”, na última quinta-feira (22).

O encontro se iniciou com a leitura do texto O que é cultura e como se apresenta, organizado pelo escritor e poeta Ademar Bogo, e logo em seguida fizeram uma apresentação da leitura do texto e uma sistematização do debate que fora realizado por cada grupo.

Já na sexta-feira, os jovens puderam contar com a contribuição do professor Leonardo Rafael Santos Leitão, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) de Chapecó, ao  debaterem sobre a expressão da cultura popular nos períodos históricos no Brasil. Na parte da noite, os jovens discutiram sobre o que irão fazer na semana da cultura que se realizará em novembro.

O encontro prosseguiu até sábado, com os participantes se dirigindo até a cidade de Catanduvas para participarem do 2º Encontro Cultural, organizado pelo ponto de cultura Olga Benário.

O encontro  ainda contou com a participação de agricultores e de grupos de mulheres, que tiverem a oportunidade de expor uma pequena parte de sua produção, que vai desde produtos agrícolas como abóbora, verduras, grãos, até bolachas e artesanatos feitos pelas mulheres.

Um dos dirigentes do MST do estado, Paulo Carneiro, comenta que esse evento é uma ótima oportunidade para mostrar à sociedade que a Reforma Agrária dá certo.

O encontro reuniu várias autoridades da região, contando com a presença da prefeita de Água Doce, Nelci Fátima Trento Bortolini, e a prefeita de Catanduvas, Gisa Aparecida Giacomin, que sinalizaram total apoio ao evento, se disponibilizando em ajudar a construir um local específico para fazer uma feira permanente em Catanduvas. Juntamente com essa estrutura, buscariam recursos para que pudessem montar cursos para as mulheres da região na cidade de Água Doce.

“São vocês que têm a possibilidade de reivindicar. Não adianta nós dizermos que vocês devem fazer o curso ‘x’. São vocês quem devem indicar qual o curso, partindo de uma necessidade de vocês”, comentou Bortolini.

No final, a população que participava do evento ainda pôde prestigiar diversas apresentações culturais, com artistas populares da região e um show com Zé da Serra e Serraninho.

http://www.mst.org.br/Ponto-de-Cultura-Olga-Benario-promove-acao-em-Catanduvas#.T3UiprR1RD0.gmail

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.