GO – avô registra doação de bebê indígena em cartório de imóveis

Uma suposta tentativa de adoção ilegal de um bebê indígena da aldeia Fontoura, localizada em São Félix do Araguaia (MT), por um casal de empresários de Goiânia, está mobilizando o Conselho Tutelar da capital goiana. De acordo com o conselheiro tutelar Omar Borges, que acompanha o caso, o avô da criança, que tem apenas 20 dias, teria lavrado uma declaração em um cartório de registro de imóveis doando o bebê. “Os envolvidos se aproveitaram da fragilidade e do descaso do poder público com a situação indígena”, disse Omar.

O Conselho Tutelar descobriu o caso depois que funcionários do hospital onde o parto foi feito, em Goiânia, denunciaram a tentativa de adoção. Conforme os relatos, a mãe do bebê, de 17 anos, estaria sendo pressionada pelo pai dela e por uma prima a entregar o filho para o casal.

O avô da criança, que é enfermeiro da tribo, já teria acertado a adoção com os empresários, firmada por meio da declaração. “O homem que estava adotando confirmou que tinha o documento. Ele disse que foi induzido pela prima e pelo pai da jovem e que tinha um contato dentro da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) que disse que a adoção na tribo era fácil. O casal, então, foi pessoalmente até lá e só estava esperando a criança sair do hospital. Estava tudo articulado, mas a mãe não queria entregar o bebê”, afirmou o conselheiro.

O Conselho Tutelar de Goiânia prepara agora um relatório sobre o caso para ser enviado à Justiça Federal, à superintendência da Polícia Federal e à Fundação Nacional do Índio (Funai) para que as providências cabíveis sejam tomadas. “Não dá pra ficar assim”, disse Omar. A criança e a mãe estão hospedadas na Casa de Saúde do Índio no Jardim Bela Vista.

http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI5637660-EI5030,00-GO+avo+registra+doacao+de+bebe+indigena+em+cartorio+de+imoveis.html

Comments (1)

  1. fiquei muito triste com a historia desse empresario que lutou tanto para que esse bebe vivesse se expôs na mídia, foi criticado . agora todos calaram , ate o sr Omar,mas a questão e o seguinte, esse bebe já não existe mais, porque ele faleceu, agora o sr e todos que ficaram do seu lado ,porque não falaram na televisão o motivo da sua morte ?já sei é porque aquele empresário estava certo em querer adota-lo que com certeza hoje ele estaria vivo.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.