Vale ameaça derrubar tombamento da Serra da Piedade

A mineradora Vale, interessada em explorar a Serra da Piedade, em Minas Gerais, tem tentado derrubar o tombamento do local, reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A denúncia é do Movimento Serras e Águas de Minas. A mineradora teria entrado, ainda no meio do ano passado, com mandado de segurança junto à Justiça Federal, em Brasília. O objetivo seria retroceder no tombamento federal da região. Essa proteção à Serra da Piedade seria um impedimento à exploração minerária por parte da Vale.

Em 2004, depois de forte movimento da sociedade civil organizada, o tombamento de nível estadual da Serra da Piedade foi regulamentado. Em 2010, essa proteção foi estendida para o nível federal por causa dos atributos culturais, históricos, ambientais e religiosos na região.

Ao longo de quase 300 anos, centenas de milhares de visitantes subiram a Serra para louvar Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas Gerais, e avistar um horizonte repleto de outras serras. O conjunto paisagístico é considerado Monumento Natural desde a Constituição de 1988.

Para o Movimento em defesa da Serra da Piedade, a ação da Vale é uma “grave ofensa” aos que acreditam que o patrimônio “deve ser resguardado de outros interesses que não os do povo brasileiro”.E protesta conta o fato do território estar “na mira da agressividade” da mineradora.

Além disso, critica a imagem de “responsabilidade social corporativa” em propagandas nos meios de comunicação de massa. Dizem que o lema institucional “Se é importante para Minas é importante para a Vale” reflete uma mentira.

Recentemente, a mineradora foi eleita a pior corporação do mundo. O troféu do Public Eye Awards, que premia empresas que violam direitos humanos e cometem crimes ambientais, foi entregue à Vale durante Fórum Mundial Econômico, de Davos.

http://www.brasil.agenciapulsar.org/nota.php?id=8568

 

Comments (1)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.