MG – Hospital público de Pirapora recusava atendimento pelo SUS

Fundação Moisés Magalhães Freire é acusada de usar a estrutura para atender pacientes particulares e de convênios privados

Ezequiel Fagundes – Do Hoje em Dia

A velha confusão entre o público e o privado levou a juíza de direito, Mônica Silveira Vieira, da comarca de Pirapora, no Norte de Minas, a tomar uma decisão óbvia em benefício da população da cidade.

Segundo a magistrada, pacientes usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), têm a exclusividade de atendimento garantida na Fundação Hospitalar Doutor Moisés Magalhães Freire, custeada com dinheiro público.

Criada em 2008 pelo prefeito Warmillon Fonseca (DEM), alvo de vários processos judiciais, a fundação se vê, hoje, envolvida numa denúncia movida pelo Ministério Público Estadual (MPE). Junto com a prefeitura, a fundação é acusada de usar a estrutura do hospital para atender pacientes particulares e de convênios médicos privados.

No entanto, um relatório preparado pelo Grupo Especial de Justiça do Patrimônio Público (GEPP), do MPE em BH, que apura casos de corrupção e desvios de recursos, revela uma outra linha da investigação.

Além de requisitar a proibição dos atendimentos particulares, os membros do GEPP solicitaram ainda uma fiscalização permanente na contabilidade da fundação para verificar se os recursos públicos foram realmente investidos no hospital.

O pedido de pente fino nas finanças da fundação hospitalar foi elaborado pelo promotor de Justiça, Gilmar de Assis, coordenador Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde (CAO-Saúde), na capital, com base num parecer preparado pelo corpo técnico do MPE.

Em Pirapora, a investigação será conduzida pelo promotor Gustavo Augusto Pereira, autor da ação civil pública. “Essa promiscuidade entre o público e o privado, na fundação, tem sido causa de redirecionamentos criminosos de pacientes do SUS para atendimento privado, com cobrança pelos serviços”, anotou o promotor, em seu pedido de liminar.

Pré-candidato a prefeito, o atual secretário de administração e finanças, Léo Silveira (PSB), que também ocupa o cargo de diretor financeiro da fundação hospitalar informou, ontem, que a prefeitura vai entrar com recurso para derrubar a decisão judicial. “Tem corrente no MP que pensa de um jeito e outra que pensa de outro”, disse Silveira, que ficou de enviar o balanço de resultados (lucro) da fundação, mas recuou, alegando ser segredo de Justiça.

http://www.hojeemdia.com.br/noticias/politica/hospital-publico-de-pirapora-recusava-atendimento-pelo-sus-1.399892

Comments (5)

  1. O Hospital São Sebastião foi transferido para esta Fundação, até o Diretor é o Sr.Célio Wanderley, ex Diretor do Hosp. São Sebastião, pode fazer uma auditoria no recurso humano da Fundação e verá que todos os funcionários são o do extinto hospital, até a Secretaria do Sr. Célio e a mesma, a Srta. Aline, sua fiel escudeira. O tendimento pelo SUS é feito por estagiários de medicina, os usuários viram cobáias.

  2. Para os 2 de baixo aí: um dos melhores hospitais de Minas? kkkkkkkkkkkkkk. Morra lá na porta sem atendimento médico, nas mãos de um protocolo operado por um enfermeiro troglodita que não tem a menor educação. Aquele hospital é uma desgraça. Até quem tem plano de saúde está reclamando, não presta nem pagando. Vocês devem ser do cabide de empregos daquele açougue.

  3. Notícia falsa esse hospital é considerado um dos melhores de Minas .. texto deve ser de autoria a oposição ao prefeito que sempre fecha os olhos para as coisas que derão certos em nossa cidade

  4. Notícia mentirosa.

    Este hospital sempre atendeu os pacientes do SUS.

    Mais e melhor que antes!

    O jornalista do Hoje em Dia que divulgou esta matéria é ligado a um grupo político que quer retomar o poder político na cidade.
    Este tal de Ezequiel certamente não conheceu a cidade antes e nem conhece hoje…

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.