Mapeando o Axé: 4 mil terreiros estão em quatro das 26 capitais brasileiras

Daiane Souza

Quatro mil terreiros de religiões de matriz africana estão situados em apenas quatro das 26 capitais brasileiras: Belém, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife. A informação é resultado do Mapeamento das Comunidades Tradicionais de Terreiro realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) em parceria da Fundação Cultural Palmares (FCP) e da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR).

O mapeamento teve o objetivo de conhecer a realidade dos terreiros: quem são, onde estão localizados, suas principais atividades comunitárias, situação fundiária, infra-estrutura, entre outros aspectos sócio-culturais e demográficos. A pesquisa enfatizou a dimensão comunitária e o caráter étnico, considerando a organização social e o trabalho tradicionalmente desenvolvido pelos povos de terreiro.

O projeto foi executado pela Associação Filmes de Quintal, instituição habilitada por meio de edital público e efeito de mobilização e luta dos povos de terreiro por reconhecimento e respeito às suas tradições e ancestralidade. O número total de casas pesquisadas, no período de maio a agosto de 2010, foi de 4.045, sendo 1089 na Região Metropolitana de  Belém, 353 na Região Metropolitana de Belo Horizonte;  1342 na Região Metropolitana de Porto Alegre e 1261 na Região Metropolitana de Recife.

Os dados farão parte de um banco que servirá de base para as políticas públicas junto a estas comunidades.

Solidariedade social – De acordo com a coordenação do projeto a ênfase do programa está na promoção da segurança alimentar e nutricional por considerar que os terreiros desempenham um papel extremamente importante neste trabalho. Nesses espaços, marcados pela solidariedade social, é prática comum a distribuição de alimentos, a valorização dos alimentos saudáveis, diversificados e culturalmente adequados.

Os povos de terreiro também se destacam pela diversidade compondo um cenário extremamente plural: candomblé, umbanda, batuque, nação, tambor de mina, xambá, omolocô, pajelança, jurema, quimbanda, xangô, dentre outras variantes. Durante a pesquisa a nomenclatura para a catalogação das comunidades de terreiro foi respeitada por auto-definição, informada pelo responsável pela casa.

O mapeamento construído com o protagonismo e a participação dos representantes de terreiro é parte integrante da estratégia do Governo Federal para a efetivação das políticas afirmativas, de respeito e fortalecimento da diversidade étnico-racial e de promoção da soberania alimentar no Brasil.

Para ter acesso aos dados clique aqui.

http://www.palmares.gov.br/?p=16951

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.