CE – Crianças quilombolas participam de projeto de educação lúdica em Horizonte

Foto: HoradoJogo10

Adriano Rosa, Fundo Juntos pela Educação

Atividades lúdicas, no contraturno escolar, estão contribuindo para a educação integral de alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Olimpio Nogueira Lopes”, em grande parte originários da comunidade quilombola de Alto Alegre. A educação lúdica é viabilizada no marco do Projeto “Hora do Jogo”, um dos quatro desenvolvidos no Ceará, como parte do Segundo Ciclo do Programa pela Educação Integral, do Fundo Juntos pela Educação.

A comunidade de Alto Alegre foi reconhecida oficialmente, pela Fundação Palmares, como remanescente de quilombo, no dia 24 de maio de 2005. A partir daí a comunidade vem melhorando em termos de qualidade de vida, segundo depoimentos de seus moradores. E a educação necessariamente faz parte do processo de desenvolvimento local.

O Projeto “Hora do Jogo” é fruto da parceria entre o Instituto da Infância – IFAN, Associação dos Remanescentes de Quilombos de Alto Alegre e Adjacências – ARQUA, EMEF “Olimpio Nogueira Lopes” e Prefeitura de Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

O Programa pela Educação Integral visa a formação de redes locais de ensino e aprendizagem, constituídas por escolas públicas, organizações sociais, Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e outros ativos comunitários. O propósito dessas redes é oferecer educação integral para crianças e adolescentes de territórios considerados de vulnerabilidade social.

Educação integral significando o desenvolvimento do ser humano em todas as suas dimensões, o que apenas é possível com uma perspectiva intersetorial, com vários parceiros atuando em rede. O Programa pela Educação Integral é uma iniciativa do Fundo Juntos pela Educação, constituído em 2004 pelo Instituto Arcor Brasil, Instituto C&A e Vitae.

Os outros três projetos do Segundo Ciclo do Programa pela Educação Integral em curso na Região Metropolitana de Fortaleza são “Nossas Histórias” em Fortaleza, “Caldeirão das Artes” em Horizonte e “Ecomuseu de Maranguape”, no distrito de Cachoeira, em Maranguape. Outros três projetos são apoiados pelo Fundo Juntos pela Educação na Região Metropolitana de Recife (PE).

http://www.jornaldiadia.com.br/jdd/index.php/brasil/79888-criancas-quilombolas-participam-de-projeto-de-educacao-ludica-em-horizonte-no-ceara

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.