Na guerra dos vídeos, altamirenses também respondem a estudantes da Unicamp: “Pimenta nos olhos dos outros é refresco”

Contra Belo Monte, moradores de Altamira respondem a vídeo lançado por estudantes de engenharia da universidade paulista. Estudantes e ambientalistas de Belém também publicaram resposta

Por Xingu Vivo – Um grupo de estudantes, professores, indígenas, agricultores, ambientalistas e moradores de Altamira lançou, na sexta-feira, 9, um vídeo em resposta ao vídeo de estudantes de engenharia da Unicamp – por sua vez, uma resposta ao vídeo realizado por artistas ligados ao Movimento Gota d’Água, que questionava a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. O vídeo foi produzido pelo Movimento Gota d’Água, que visitou a região afetada pela barragem no início de dezembro.

Ainda no início deste mês, estudantes e participantes de movimentos contra a barragem de Belém (Pa) também lançaram um vídeo em resposta aos estudantes de engenharia. Veja:

Na “guerra dos vídeos” sobre Belo Monte, mais de duas milhões de pessoas já assistiram às produções. O vídeo dos estudantes da Unicamp ganhou capa e reportagem de sabor duvidoso na edição da semana passada da Revista Veja. Outra dezena de vídeos em resposta, contra e a favor, foram publicados no Youtube.

Guerra dos vídeos: altamirenses respondem a estudantes da Unicamp

Abaixo, o vídeo dos futuro engenheiros da UNICAMP:

Comments (3)

  1. Oi. VCs tem o link de um video que denuncia o video dos estudantes da Unicamp levantando a suspeita de que ele pode ter sido financiado por empreiteiras e construtoras da usina? Tentei achá-lo no YouTube e não consegui. Gostaria de postá-lo em meu perfil no FB. Obrigado.

  2. É uma lastima que tantos jovens de uma universidade tão bem conceituada como a Unicamp estejam tão alienados da realidade, local e nacional, que sejam capazes de fazer um video sem ter noção do que estão falando, não conhecem a região nem os impactos socioambientais que a construção da Usina Belo Monte terá não só para os moradores locais mas para o país inteiro que terá uma dívida imensa por algo negativo do ponto de vista econômico e social.
    É lamentável que existam professores que em lugar de educar, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidir e atuar na realidade socioambiental de modo comprometido com a vida, com o bem estar de cada um@ e da sociedade, local e global, simplesmente reforçam esteótipos e falsidades.
    Ainda bem que existem aqueles que resistem a essa alienação, estão de parabéns os estudantes e moradores de Altamira.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.