Comemorando o “Dia da Consciência Negra”, Câmara de São Roque

Uma noite marcada pela valorização da Cultura, da História e de um povo que muito contribui para o desenvolvimento da Nação Brasileira. Assim foi a Solenidade em torno das comemorações do Dia da Consciência Negra em São Roque.

O evento registrou as presenças de vereadores, participantes de movimentos afros, em São Roque, e autoridades locais. Reuniu diversas manifestações culturais representadas por exposição, declamações de poesias e apresentações musicais feitas por alunos da EMEF “Prof. Rabindranath Tagore Pires”, do Bairro do Carmo, bairro este tombado como remanescente de Quilombo. A atividade ainda reservou momentos de muitas emoções quando a moradora, Terezinha C. Ferreira reverenciou  a padroeira Nossa Senhora do Carmo, com uma canção.

 

Por iniciativa do Vereador Etelvino Nogueira, foram homenageadas pessoas da comunidade ligadas às tradições e preocupadas com a manutenção da cultura afro, aqui no Brasil. São elas Daisy Simões, destacada pelo trabalho de divulgação da cultura negra (recebeu Moção de Congratulação); Nazaré F. Luciano, a popular Nazaré Axé, muito conhecida pela preservação das tradições e participantes das festividades de São Roque, e Márcia Cristina S. Rodrigues, vice-diretora da “EMEF Rabindranath”, que promove muitas atividades culturais voltadas para a preservação da História e da cultura negra, no Bairro do Carmo (receberam troféus de honra ao Mérito). Ainda receberam troféus as senhoras Ermelinda (representada pela sobrinha Vanessa), Benedita Lima do Carmo (representada por Aparecida Donizete) e Terezinha do Carmo Ferreira, todas moradoras antigas  que não medem esforços para manter viva a Memória de seus antepassados e cuidam com carinho do Bairro do Carmo, esse verdadeiro patrimônio de São Roque.

Tetraneto de Zumbi dos Palmares

O último homenageado da noite foi José Mendes Ferreira Galeju Adelabu III, rei por dinastia e tetraneto do Zumbi dos Palmares. Antes de receber a honraria ele fez questão de dividir com os presentes toda sua experiência e conhecimento histórico sobre a luta pela causa negra, no Brasil e no Mundo. José Mendes é bastante renomado, pois além da sua descendência, nascido no Quilombo dos Palmares, morou e estudou em diversos países, sendo PHD em Filosofia e Ciências Africanas. Ao longo da sua trajetória recebeu inúmeros títulos e condecorações, e em 1975 tornou-se o primeiro negro brasileiro a ter reconhecimento como Rei, por dinastia.

Falando em Reconhecimento

Finalizando a atividade, o Vereador Etelvino Nogueira falou da sua satisfação em poder manifestar o reconhecimento à memória daqueles que bravamente lutaram pelo progresso do nosso país, e todos àqueles que ainda hoje continuam contribuindo para isso, mantendo a mesma força e valor dos seus antepassados. “O negro é batalhador por natureza. As dificuldades vêm e são superadas com trabalho e com muita garra de vencer. E essa é certamente uma das muitas contribuições que a descendência africana trouxe para o Brasil”.

http://www.guiasaoroque.com.br/noticia/noticia.asp?id=6598

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.