Plataforma Dhesca encaminha pedido de providências e de proteção aos Povos Indígenas Guarani-Kaiowás do acampamento Tekoha Guaviry

A Relatoria do Direito à Terra, Território e Alimentação encaminhou pedido de providências e de proteção aos Povos Indígenas Guarani-Kaiowás do acampamento Tekoha Guaviry (Amambaí, Mato Grosso do Sul), que tem sofrido ataques de milícias armadas. De acordo com a denúncia recebida, no dia 18 de novembro cerca de 4o pistoleiros fortemente armados atacaram a comunidade. O alvo era o cacique Nísio Gomes, 59 anos, que foi alvejado com tiros de calibre 12. Depois de atingido, o corpo do indígena foi levado pelos pistoleiros.

Para o relator Sérgio Sauer, “a situação nesse Estado é grave e requer medidas urgentes e enérgicas do Estado brasileiro para garantia imediata da segurança dos indígenas coagidos e ameaçados de homicídio. As violações de direitos humanos contras os indígenas ocorrem com uma freqüência assustadora. As iniciativas do Estado brasileiro para a garantia dos direitos e da defesa destes povos devem ser contundentes, sobretudo, em um momento de acirramento das agressões”.

O documento foi enviado a FUNAI, Ouvidoria Agrária, Ministério da Justiça e PFDC. Leia aqui.

Enviada por Darcy Frigo.

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.