IBGE disponibiliza coordenadas e altitudes de 21,3 mil locais no País

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) disponibiliza, a partir desta sexta-feira, o Cadastro de Localidades Brasileiras Selecionadas, um banco de dados que fornece, entre outras informações, as coordenadas (latitudes e longitudes) e altitudes médias das sedes de 21.304 localidades como municípios, vilas, assentamentos rurais e aldeias indígenas, entre outras existentes em 2010.

Todas as informações podem ser acessadas via busca por nome da localidade no site do IBGE ou pelo link no link ftp://geoftp.ibge.gov.br/Organizacao/Localidades. O banco de dados atende à crescente demanda da sociedade por informações georreferenciadas. Segundo o instituto, ele deverá ser atualizado periodicamente e aperfeiçoado.

A base de dados mostra, por exemplo, que o município paulista de Campos do Jordão é o mais alto do País. Sua sede está localizada a 1.639,2 m de altitude em relação ao nível do mar, enquanto Grossos, no Rio Grande do Norte, tem sua sede localizada exatamente no nível do mar, a 0 m de altitude.

Também é possível constatar definitivamente que a velha expressão “do Oiapoque ao Chuí”, que lista os municípios mais extremos do País para fazer referência à totalidade do território nacional, não está geograficamente correta. Analisando-se as informações sobre latitudes, vê-se que o município mais ao norte do País é Uiramutã, em Roraima (lat. 4,58°). No outro extremo, o município mais ao sul do Equador é realmente Chuí, no Rio Grande do Sul (lat. -33,7°).

Os municípios nos extremos leste e oeste são, segundo as informações de longitudes, respectivamente, Pitimbu, na Paraíba (long. -34,8°), e Mâncio Lima, no Acre (long. -72,9°).

O banco de dados também dá as coordenadas (latitude e longitude) precisas de todas as 516 aldeias indígenas catalogas pela Fundação Nacional do Índio (Funai) – definidas como a casa ou conjunto de casas ou malocas que servem de habitação para no mínimo 20 indígenas – e dos 921 assentamentos rurais (ou agrovilas) existentes em 2008, segundo o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Também estão reunidas no banco de dados informações sobre 4.718 vilas (ou sedes de distritos, que são subdivisões dos municípios), de 7.086 povoados, 210 núcleos rurais, 355 lugarejos e 1.933 áreas urbanas isoladas.

 

http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI5476230-EI306,00-IBGE+disponibiliza+coordenadas+e+altitudes+de+mil+locais+no+Pais.html

 

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.