RO – VII Marcha Zumbi combaterá racismo no próximo sábado

A Marcha Zumbi, que ocorre amanhã, sábado (19), tem como lema “ A intolerância e o racismo faz mal”. Neste dia também será comemorado o aniversário de 316 anos da morte de Zumbi dos Palmares.  Os ativistas ainda têm como pauta a igualdade racial na perspectiva desenvolvida pelo movimento negro e na luta para a implementação de um plano político de igualdade racial no Brasil.

Durante a Marcha Zumbi também será lançada a campanha “Não toque em nossos terreiros”, que tem como objetivo  o respeito à religião africana e  o combate ao preconceito.

Apesar de diversas campanhas de conscientização, o movimento negro sente falta de políticas públicas que realmente satisfaçam as necessidades e causas da população negra. A constituição brasileira garante que o país é laico. Mas as comunidades tradicionais de terreiros continuam sofrendo com o preconceito de outras religiões fundamentalistas.

Apesar  da lei 10639-200 tornar obrigatório o ensino da cultura e da história afro brasileira e africana, nas grades curriculares, a criança negra não está se identificando com a raça que possui e não conhece as sua história cultural e antropológica.

No último Censo 2010, 76 % da população brasileira se declarou negra. Em Porto Velho 65 % da população se declarou negra, o que garante um grande percentual.

Para além dos posicionamentos dos ativistas do movimento, o que fica efetivo é que o crescimento das mobilizações raciais brasileiras organizadas gerou a possibilidade de que a militância possa escolher quais são seus caminhos na construção de uma sociedade sem racismo e opressão. A felicidade do negro continua sendo uma felicidade guerreira.

O Presidente da ACCUNERAA, Ogan Silvestre Antônio, e o Pai Wagner, vice presidente da Federação Umbandista dos cultos afro brasileiros do estado de Rondônia, estiveram no Jornal Eletrônico Rondoniaovivo e convidaram  toda a comunidade de todas as raças para participar da marcha, que  terá como ponto de partida a Praça Madeira Mamoré. A concentração começará às 15:00, com saída às 17:000.

Mais Informações: Ogan Silvestre – 9284-9980

http://www.rondoniaovivo.com/noticias/vii-marcha-zumbi-combatera-racismo-no-proximo-sabado/81875

Comments (1)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.