Extrativistas do sul do Amazonas discutem gestão em RDS e Resex

Desmatamento no Amazonas ainda se concentra em municípios como Apuí, Canutama e Lábrea
Desmatamento no Amazonas ainda se concentra em municípios como Apuí, Canutama e Lábrea

Participantes do evento que acontece nesta semana pretendem encaminhar documento ao Ministério do Meio Ambiente

Lideranças comunitárias participam entre os dias 9 e 11 do Encontro dos Conselheiros Extrativistas do Sul do Amazonas, no município de Lábrea (a 850 quilômetros de Manaus).

O evento é promovido pelo Conselho Nacional de Seringueiros (CNS) com apoio do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB).

O encontro vai reunir representantes dos conselhos gestores de quatro Reservas Extrativistas, três Florestas Nacionais, além de convidados das Unidades de Conservação Estaduais da região.

O principal objetivo do encontro é debater os problemas e desafios enfrentados pelas lideranças comunitárias do sul do Amazonas para fazer a gestão das Reservas Extrativistas (Resex) e Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS).

Os extrativistas pretendem escrever um documento, que será encaminhado ao Ministério do Ambiente (MMA) contendo avaliação, sugestões e propostas melhorar a gestão dos territórios (Resex e RDS).

Este documento será encaminhado à Comissão Interministerial formada para tratar desses assuntos no âmbito do governo federal. A agenda do Encontro está sendo elaborada de modo a gerar subsídios para este documento.

Esta não é a primeira discussão sobre a revisão do processo de gestão das Unidades de Conservação. Este tema já foi debatido no Grande Encontro de Parintins, em abril de 2011 e continuada durante I Chamado da Floresta, na Ilha do Marajó, em agosto deste mesmo ano.

Ao final do evento, no dia 11 de novembro, às 19h30, no Galpão da Escola Estadual Santo Agostinho (atrás da Igreja Matriz) ocorrerá o lançamento do livro “Memorial da Luta pela Reserva Extrativista do Médio Purus em Lábrea, AM: Registro da mobilização social, organização comunitária e conquista da cidadania na Amazônia”.

Desmatamento

Com 40 mil habitantes, a cidade tem como principais atividades econômicas o comércio, o serviço público, a pesca, a agricultura e o extrativismo. Lábrea está incluído na lista do MMA dos municípios que mais desmatam a Amazônia.

Até 2011 era o único município do Amazonas incluído nessa lista, o que implica no corte de financiamentos públicos para atividades que degradam a floresta, em especial a pecuária de corte.

http://acritica.uol.com.br/amazonia/Amazonia-Amazonas-Manaus-Extrativistas-Amazonas-discutem-RDS-Resex_0_586741806.html

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.