Câmara comemorará Dia da Consciência Negra em sessão solene

A Câmara promove na sexta-feira (11) sessão solene em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro). A data homenageia o líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi.

A Lei 10.639, de 2003, que incluiu a comemoração no calendário escolar dos níveis fundamental e médio, também tornou obrigatório o ensino sobre história e cultura afro-brasileiras e de temas como história da África e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional.

A sessão foi proposta pelo deputado Edson Santos (PT-RJ). Ele lembra que a instituição da data é “uma conquista do movimento negro brasileiro” e marca não apenas a importância da cultura negra para o País, mas também a luta para que as dívidas históricas com a população negra sejam reconhecidas.

A sessão solene, segundo ele, integra a luta por “reparações, ações afirmativas, políticas públicas e outras ações para reduzir as desigualdades raciais que ainda permeiam a nossa sociedade”.

A sessão está marcada para as 10 horas no plenário Ulysses Guimarães.

http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/DIREITOS-HUMANOS/204966-CAMARA-COMEMORARA-DIA-DA-CONSCIENCIA-NEGRA-EM-SESSAO-SOLENE.html

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.